Produtividade e Gestão

Pós consulta: táticas para manter o seu paciente satisfeito

dietwin
Escrito por dietwin em 5 de janeiro de 2016
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Muitos profissionais da área de saúde – e até mesmo alguns pacientes – consideram os momentos pós consulta tão ou mais importantes do que o próprio atendimento em si. Embora o conhecimento técnico seja muito utilizado na hora do encontro, é depois disso que o paciente vai decidir se seguirá ou não o que foi proposto e também se ele retornará ao profissional com a frequência necessária.

Por essa razão, usar as táticas certas para manter esse relacionamento em alto nível é fundamental. Com algumas dicas simples, você pode melhorar seus resultados e manter seu paciente satisfeito por muito mais tempo. Quer descobrir quais são elas? Confira o post de hoje:

Use a tecnologia

Nos dias de hoje, quem não usar a tecnologia estará, definitivamente, um passo atrás da concorrência. É preciso compreender que a consulta não acaba no momento em que você fecha a porta do consultório: é indispensável demonstrar para o seu paciente que você se importa com sua saúde e que espera que ele retorne para um próximo encontro.

É interessante, por exemplo, criar o hábito de se comunicar por e-mail com seus pacientes. Especialmente para nutricionistas, é uma maneira de tirar dúvidas e passar novas diretrizes, caso o plano alimentar proposto esteja encontrando alguma dificuldade em ser seguido. As redes sociais também podem ser extremamente valiosas: através de um perfil profissional você divulga seu trabalho, fica mais acessível para seu público e pode publicar artigos para manter as pessoas informadas sobre os assuntos relevantes da sua área de atuação.

Quanto mais bem apoiados seus pacientes se sentirem no momento após a consulta, maiores serão as chances paraconseguir um relacionamento de sucesso.

Esteja disponível

Uma das coisas que mais incomodam os pacientes é não conseguir entrar em contato com o profissional de saúde rapidamente. Por essa razão, por mais que possa ser difícil, não deixe de atender as ligações dos seus clientes. Pedir a sua secretária entrar em contato de tempos em tempos também pode ser útil, pois isso permite saber como anda o tratamento proposto e o estado geral do seu público. Procure também deixar um espaço na sua agenda para encaixar atendimentos de urgência, pois nunca se sabe quando eles virão. Você vai perceber que sua disponibilidade fará muito bem para o relacionamento com seus pacientes.

Aposte nas pesquisas de satisfação

Uma boa ideia para qualquer profissional de saúde é investir na realização de pesquisas de satisfação. Elas ajudarão a traçar novas diretrizes, realinhando os pontos que seus clientes consideraram negativos e reforçando aquilo que eles consideraram satisfatório. Isso pode ser feito de diversas formas. A mais rápida é logo após o atendimento, com um questionário simples em papel, perguntando sobre pontos chave da consulta e deixando um espaço para comentários e sugestões. Outra opção consiste em pedir para sua secretária entrar em contato e questionar os mesmos pontos, anotando o que o paciente tem a dizer. Por fim, há também as opções digitais: uma pesquisa por e-mail, com o mesmo estilo do questionário de papel, mas com a vantagem de poder ser arquivada no computador do consultório ou o uso de ferramentas como o Google Forms, onde você pode montar uma enquete com um layout bonito e condizente com a proposta visual da sua clínica e cujo resultado fica salvo online.

Seguindo essas dicas de pós consulta, você definitivamente manterá seu paciente satisfeito e garantirá uma agenda cheia por muito mais tempo! Gostou do post de hoje? Então continue acompanhando o blog para mais novidades e curta a nossa página no Facebook!

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