Produtividade e Gestão

Já avaliou a situação financeira de seu consultório de nutrição?

dietwin
Escrito por dietwin em 23 de agosto de 2016
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Controlar as finanças é essencial para ter uma vida tranquila, tanto em casa quanto no trabalho. Quem investe na gestão financeira sabe quanto ganha, quanto gasta e, principalmente, em que gasta. Com isso, consegue usar o dinheiro da melhor forma e não ser pego de surpresa por despesas a serem pagas.

Da mesma forma, ter um controle financeiro eficaz é especialmente útil para quem gerencia o próprio consultório de nutrição. Ao manter a gestão das finanças em dia, você evita ficar no vermelho, e pode planejar futuros investimentos tendo reserva suficiente para manter o negócio funcionando mesmo em momentos de crise.

A seguir, confira algumas dicas que vão ajudá-lo a avaliar a situação financeira do seu consultório de nutrição e manter as finanças sob controle. Continue lendo!

Registre todas as transações financeiras

O primeiro passo para avaliar a situação financeira do seu consultório é saber quais são as entradas e as saídas do caixa do negócio. Para isso, é importante adotar o hábito de registrar todas as transações financeiras realizadas, da compra de material de escritório até a contratação de uma recepcionista.

Ao fazer esse controle diariamente, você consegue calcular quanto gasta para manter o seu consultório funcionando e quanto precisa ter de renda para conseguir arcar com essas despesas. Além de anotar os valores de entradas e saídas, por menores que sejam, busque fazer uma categorização de receitas e despesas. Assim, você sabe de onde o dinheiro está saindo e onde estão os maiores gastos do consultório.

Crie um fundo de emergência

Ter uma reserva para gastos que não foram previstos é um cuidado importante para manter a situação financeira do seu consultório de nutrição sob controle. O ideal é que esse dinheiro fique aplicado em um investimento que ofereça liquidez, pois você pode precisar da quantia a qualquer momento. Portanto, reserve valor equivalente a, pelo menos, três meses de despesas do seu consultório de nutrição.

Faça um planejamento de gastos

Planejar os gastos do consultório de nutrição é uma forma de investir melhor o dinheiro que você recebe com as consultas dos seus pacientes. Mensalmente, estipule um limite de despesas para cada categoria do seu orçamento empresarial e controle os gastos para se manter dentro do que foi planejado. Caso gaste demais em determinada área, busque economizar ou cortar gastos para compensar em outra categoria.

Conte com a ajuda de um software de gestão

Apostar no uso de um software de gestão torna o gerenciamento do seu consultório de nutrição bem mais simples. Com o auxílio dessa ferramenta, você pode acompanhar o histórico dos seus pacientes e tem todos os dados que precisa a apenas um clique. Com um banco de dados de fácil acesso, você ainda otimiza a gestão do tempo e tem mais horas disponíveis para controlar as finanças da melhor forma. 

Com a preocupação cada vez maior da população em ter uma alimentação saudável, a carreira em nutrição está em alta. Para melhorar ainda mais o desempenho do seu consultório de nutrição, não deixe de estar sempre atento à situação financeira do seu negócio e de manter as entradas e saídas de dinheiro sob controle.

Quer ter acesso a outros conteúdos como esse? Não deixe de assinar nossa newsletter!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.