Produtividade e Gestão

4 dicas para praticar o overdelivering no seu consultório

dietwin
Escrito por dietwin em 13 de setembro de 2016
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Os tempos de crise financeira diminuem o poder de compra da população e, consequentemente, o consumo de modo geral. Nas clínicas não é diferente: a recessão econômica que fez de 2015 um ano difícil para os empreendedores brasileiros e continua forte em 2016, reduzindo os atendimentos médicos particulares. Para manter a clientela ativa e satisfeita com o serviço prestado, é preciso apostar em novas estratégias. O overdelivering é uma tática que vem ganhando força e agrada a empresários, médicos e pacientes.

Vindo do inglês, o termo overdelivering se refere a um conjunto de práticas para surpreender o cliente. O conceito se traduz na superação das expectativas dos consumidores e, apesar de ser frequentemente utilizado nas empresas, ele também cabe na relação entre clínica e pacientes.

Para quem pratica o overdelivering, não basta dar ao cliente o que ele precisa. É preciso dar o que ele deseja e ir além, sempre buscando surpreendê-lo positivamente. Para isso, os empresários apostam em brindes, tratamentos diferenciados e demais atrativos que tornam a experiência de compra mais satisfatória para o consumidor. Quer conhecer mais? Acompanhe nosso artigo de hoje!

1. Ofereça um retorno gratuito

Algum tempo após a consulta, o seu paciente pode ver a necessidade de retornar à clínica. Ele pode ter dúvidas sobre a consulta anterior ou ter observado novos sintomas que exigem o acompanhamento médico. Que tal oferecer esse retorno gratuitamente?

Quando você oferece uma nova consulta gratuita ao seu cliente, ele sente que está em boas mãos e que sua clínica está preocupada, acima de tudo, com o seu bem-estar. Essa atitude demonstra respeito e pode ser a chave para fidelizar a sua clientela.

Lembre-se: clientes fiéis são propagadores da sua marca e sempre darão preferência ao seu negócio. Portanto, seus esforços devem estar voltados para a fidelização de cada paciente.

2. Envie lembretes de consultas

O paciente pode acabar se esquecendo da consulta no meio da correria do dia a dia. Mandar um e-mail ou mensagem de texto para lembrá-lo desse compromisso é uma atitude acertada.

Além de evitar faltas que podem comprometer o seu orçamento, enviar um lembrete de consulta mostra a preocupação da sua clínica com cada paciente em particular. Esse cuidado é um grande diferencial que te destacará da concorrência — aposte nessa prática de overdelivering.

3. Ofereça uma consulta extra on-line

Outra alternativa de overdelivering é oferecer uma consulta on-line para o paciente. A ideia de um médico que atue virtualmente não é suplantar a consulta presencial, mas complementá-la. A função desse profissional é tirar dúvidas dos pacientes de forma rápida e eficiente, sem que ele precise sair de casa e evitando grandes gastos para o consultório.

4. Distribua brindes

Em qualquer empresa, os brindes são uma estratégia de overdelivering largamente utilizada. Nos laboratórios, já é prática comum a distribuição de amostras grátis de medicamento para os pacientes como tática de fidelização.

Essa lógica pode ser trazida para a clínica, onde é possível distribuir brindes úteis aos clientes. Nécessaire para medicamentos, kits de higiene, lenços umedecidos e géis antissépticos, por exemplo, são alguns brindes interessantes para os consultórios.

O overdelivering é uma maneira de melhorar o atendimento e a relação que a sua clínica oferece aos seus pacientes, permitindo se destacar no mercado competitivo e ter clientes fiéis.

Essa prática ajuda a surpreender positivamente seus pacientes e conquistá-los de maneira criativa. Você já aplicou algum overdelivering no seu consultório? Conte pra gente nos comentários!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.