Os nutricionistas precisam trabalhar com orientações personalizadas e se organizarem bem para conseguir lidar com toda a demanda. A agenda de consultas é uma ferramenta imprescindível e pode ajudar a tornar a rotina diária mais eficiente, facilitando o trabalho desse profissional.
Utilizar a agenda de consultas da melhor forma possível pode trazer inúmeros benefícios! Veja a seguir algumas dicas comprovadas para otimizá-la.
1. Tenha um tempo reservado para cada paciente
A agenda deve ajudar a organizar a rotina de atendimento aos pacientes e, por isso, é muito importante determinar a duração de cada consulta. Estabeleça uma média do tempo necessário para cada atendimento, e utilize essa informação para se programar diariamente.
Ao fazer isso, não será preciso ficar acelerando as consultas, e os pacientes não precisarão aguardar por horas, mesmo com horário agendado.
2. Siga a programação da agenda de consultas
Se não quer ter que fazer hora extra no final do dia para terminar de atender os pacientes, é preciso seguir o que está programado na agenda. Não mude os horários no decorrer do dia e também tente não se atrasar.
3. Unifique as agendas
Se a clínica possui mais de um nutricionista, o ideal é trabalhar com agendas unificadas, pois, dessa forma, é possível ter uma visão geral de todos os atendimentos. Isso ajuda a distribuir melhor as consultas, evitando que apenas um profissional fique sobrecarregado, enquanto os demais estão ociosos.
Essa prática também auxilia a secretária, que poderá marcar as consultas com mais facilidade, pois conseguirá visualizar todos os agendamentos e horários disponíveis de uma só vez.
4. Adote uma agenda digital
Pode parecer estranho, mas ainda existem profissionais que resistem quando o assunto é utilização de softwares para agendamento de consultas. Mas a verdade é que eles são extremamente funcionais e agilizam a rotina de uma forma incrível, então vale a pena utilizar a tecnologia a ser favor.
Quando um paciente entra em contato para fazer um agendamento, não é preciso recolher seus dados todos novamente, pois o sistema consegue calcular o intervalo entre uma consulta e outra, e pesquisar informações se torna mais rápido.
Sem falar que a agenda virtual, além de fazer a marcação de consultas, ainda permite inserir as informações do paciente, como as dietas que devem ser seguidas, por exemplo. Esses dados unificados facilitam na hora de elaborar um cardápio e fazer o acompanhamento do paciente.
5. Otimize suas consultas de qualquer lugar
Bem diferente da agenda de papel, que para ter acesso às informações é preciso carregá-la de um lugar para outro, a agenda eletrônica disponibiliza as informações em qualquer local. Basta acessar a internet e verificar os compromissos de forma segura, conseguindo planejar melhor os horários, mesmo estando longe do consultório.
Esse tipo de agenda também facilita a sua gestão de tempo. Vamos supor que precise resolver um problema pessoal. Se acontecer de um paciente desmarcar, esse será o horário perfeito para isso, e você ficará sabendo de forma rápida e prática.
6. Lembre-se de enviar lembretes das consultas
Com a correria do dia a dia, é normal que as pessoas se esqueçam das consultas agendadas. Mas a agenda de consultas virtual pode ser programada para enviar lembretes por SMS. Dessa forma, as pessoas não deixam de comparecer à consulta e nem precisam ficar remarcando as datas.
Gostou dessas orientações para deixar sua agenda mais organizada? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão outras dicas para sempre melhorar seu trabalho!
Entenda a importância de manter o cadastro de pacientes atualizado
4 dicas para marketing no Instagram para nutricionistas
Saiba como organizar a agenda de consultas de maneira prática!

Confira 4 dicas para diminuir o atraso em consultas no seu consultório
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.