Produtividade e Gestão

6 dicas infalíveis para otimizar sua agenda de consultas

dietwin
Escrito por dietwin em 20 de setembro de 2016
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Os nutricionistas precisam trabalhar com orientações personalizadas e se organizarem bem para conseguir lidar com toda a demanda. A agenda de consultas é uma ferramenta imprescindível e pode ajudar a tornar a rotina diária mais eficiente, facilitando o trabalho desse profissional.

Utilizar a agenda de consultas da melhor forma possível pode trazer inúmeros benefícios! Veja a seguir algumas dicas comprovadas para otimizá-la.

1. Tenha um tempo reservado para cada paciente

A agenda deve ajudar a organizar a rotina de atendimento aos pacientes e, por isso, é muito importante determinar a duração de cada consulta. Estabeleça uma média do tempo necessário para cada atendimento, e utilize essa informação para se programar diariamente.

Ao fazer isso, não será preciso ficar acelerando as consultas, e os pacientes não precisarão aguardar por horas, mesmo com horário agendado.

2. Siga a programação da agenda de consultas

Se não quer ter que fazer hora extra no final do dia para terminar de atender os pacientes, é preciso seguir o que está programado na agenda. Não mude os horários no decorrer do dia e também tente não se atrasar.

3. Unifique as agendas

Se a clínica possui mais de um nutricionista, o ideal é trabalhar com agendas unificadas, pois, dessa forma, é possível ter uma visão geral de todos os atendimentos. Isso ajuda a distribuir melhor as consultas, evitando que apenas um profissional fique sobrecarregado, enquanto os demais estão ociosos.

Essa prática também auxilia a secretária, que poderá marcar as consultas com mais facilidade, pois conseguirá visualizar todos os agendamentos e horários disponíveis de uma só vez.

4. Adote uma agenda digital

Pode parecer estranho, mas ainda existem profissionais que resistem quando o assunto é utilização de softwares para agendamento de consultas. Mas a verdade é que eles são extremamente funcionais e agilizam a rotina de uma forma incrível, então vale a pena utilizar a tecnologia a ser favor.

Quando um paciente entra em contato para fazer um agendamento, não é preciso recolher seus dados todos novamente, pois o sistema consegue calcular o intervalo entre uma consulta e outra, e pesquisar informações se torna mais rápido.

Sem falar que a agenda virtual, além de fazer a marcação de consultas, ainda permite inserir as informações do paciente, como as dietas que devem ser seguidas, por exemplo. Esses dados unificados facilitam na hora de elaborar um cardápio e fazer o acompanhamento do paciente.

5. Otimize suas consultas de qualquer lugar

Bem diferente da agenda de papel, que para ter acesso às informações é preciso carregá-la de um lugar para outro, a agenda eletrônica disponibiliza as informações em qualquer local. Basta acessar a internet e verificar os compromissos de forma segura, conseguindo planejar melhor os horários, mesmo estando longe do consultório.

Esse tipo de agenda também facilita a sua gestão de tempo. Vamos supor que precise resolver um problema pessoal. Se acontecer de um paciente desmarcar, esse será o horário perfeito para isso, e você ficará sabendo de forma rápida e prática.

6. Lembre-se de enviar lembretes das consultas

Com a correria do dia a dia, é normal que as pessoas se esqueçam das consultas agendadas. Mas a agenda de consultas virtual pode ser programada para enviar lembretes por SMS. Dessa forma, as pessoas não deixam de comparecer à consulta e nem precisam ficar remarcando as datas.

Gostou dessas orientações para deixar sua agenda mais organizada? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão outras dicas para sempre melhorar seu trabalho!

 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.