Atendimento humanizado na saúde: saiba o que é e como fazer

Atendimento Nutricional

Atendimento humanizado na saúde: saiba o que é e como fazer

dietwin
Escrito por dietwin em 14 de fevereiro de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

O atendimento humanizado tem se tornado cada vez mais importante para os profissionais e instituições da área da saúde.

A tendência é que médicos, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais do ramo, busquem estar mais preparados para tornar os processos mais próximos e humanos. O contato é estabelecido com respeito e carinho, tendo as necessidades do paciente em primeiro lugar.

Apesar de o assunto ser tema de grandes discussões, há muitas dúvidas de o que é e de como realizar o atendimento humanizado. Por isso, a seguir vamos mostrar o que de fato é o atendimento humanizado na saúde e daremos dicas de como utilizá-lo. Acompanhe!

Mas afinal, o que é atendimento humanizado?

Felizmente, a nossa tecnologia está cada vez mais avançada, auxiliando-nos em diversos processos no nosso dia a dia, principalmente no trabalho. Em contrapartida, os avanços tecnológicos, se não utilizados de forma sensata, podem distanciar o profissional da saúde de seus pacientes, tornando o atendimento mecanizado.

E contornar essa possibilidade é justamente a finalidade do atendimento humanizado. Como já dito, a humanização do atendimento busca uma relação mais próxima do profissional com o paciente, acolhê-lo e interessar-se mais por ele e por seus aspectos emocionais.

Os cuidados devem começar desde o momento em que o paciente chega ao local da consulta. Os porteiros, recepcionistas, faxineiros, enfim, todos aqueles que tiverem contato com ele precisam ser respeitosos e atenciosos.

Por que o atendimento humanizado é tão importante?

Você já deve ter pedido indicação de algum profissional da saúde para cuidar de algum problema qualquer. Provavelmente, o profissional indicado tinha algo especial e ficou na memória das pessoas porque ele não se preocupava apenas em realizar o atendimento de forma robotizada, com excessiva objetividade. Mas, além disso, tinha o cuidado de se aproximar de você para saber mais do seu dia a dia e também sobre como anda o seu lado emocional.

Isso faz com que o paciente se sinta mais à vontade e confiante, com a vantagem adicional de os resultados dos tratamentos serem muito mais efetivos, já que vários aspectos do paciente são observados, ajudando também o profissional da saúde.

Como aplicar essa modalidade de atendimento?

Agora que você já entendeu o que é o atendimento humanizado e por que ele é tão importante, deve estar se perguntando de que forma é possível aplicá-lo na sua realidade. Veja abaixo alguns pontos que devem ser observados nesse momento. Utilizamos o profissional de nutrição como exemplo:

Atendimento além das questões técnicas

Perguntas sobre como está a alimentação do paciente, a verificação do peso e o percentual de gordura são fundamentais para uma boa avaliação. Mas é preciso também considerar o estado emocional do paciente, busque identificar o estado de seu apetite, suas relações afetivas, seu trabalho, como ele se sente em frente ao espelho, entre outros questionamentos pessoais.

Clareza na comunicação

Seja claro no momento de passar as informações ao paciente. Se utilizar termos técnicos, não se esqueça de explicar o que essas expressões significam. Observe sempre se o paciente está realmente entendendo o que está sendo dito e deixe-o à vontade para fazer quantas perguntas forem necessárias.

Atendimento domiciliar

Analise a possibilidade de fazer atendimentos domiciliares. É uma forma de estar mais próximo do ambiente familiar, da rotina, onde alguns pacientes se sentem mais confortáveis. Além disso, possibilita o atendimento aos pacientes que têm dificuldades para sair de casa.

Dependendo da quantidade de pacientes atendidos, é natural que, às vezes, você se perca em meio a tantas informações e, nesse momento, ao contrário do que pode parecer, a tecnologia é fundamental. No mercado, há softwares que agregam diversas funcionalidades necessárias ao dia a dia dos profissionais envolvidos com a área de nutrição e nutrologia, facilitando o acompanhamento do paciente e, consequentemente, fazendo um atendimento mais humanizado.

Ficou com alguma dúvida sobre atendimento humanizado na saúde? Então, deixe um comentário abaixo e participe da conversa!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.