Mercado de Trabalho

Formação de nutricionistas: como apresentar o TCC com confiança

dietwin
Escrito por dietwin em 16 de maio de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Para a formação de nutricionistas e de estudantes de outras áreas, é fato que o Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC, gera um pavor desmedido nos discentes. Afinal, ele exige dos graduandos muita dedicação e, claro, um estudo mais aprofundado.

Entretanto, não há motivo para pânico. Pois colocando em prática algumas ações é possível tirar de letra esse trabalho, tanto no que diz respeito a sua produção como apresentação. Para não ter erro, mostramos abaixo como obter sucesso nessa tarefa. Confira:

1. Escolha um tema que tenha afinidade

Para conquistar o tão sonhado diploma é preciso primeiro obter aprovação no TCC. Mas saiba que essa pode ser uma tarefa prazerosa, desde que você estude um assunto que goste. 

Como o trabalho é mais aprofundado e, normalmente, é dedicado pelo menos um período para a sua realização, opte por um tema em que você não só tenha mais facilidade como também tem pleno interesse em conhecer mais detalhadamente. 

Lembre-se que, para criar um conteúdo de qualidade você terá que mergulhar de cabeça naquele universo e ler muito! Logo, todo o processo pode ser mais simples a partir do momento que exista afinidade com o tema. 

Procure por áreas em que você pretende atuar futuramente, não se esquecendo jamais de observar a relevância do assunto para a sociedade e também para os profissionais do segmento. 

2. Elabore um roteiro

Pode apostar: quando o orientador aprova o seu trabalho para apresentação significa que está completo e que a aprovação é praticamente garantida. Afinal, ele jamais deixaria você levar para a banca examinadora um TCC mal feito, que corre o risco de ser reprovado. Pelo contrário: o orientador indica quais alterações precisam ser realizadas para que o trabalho ganhe boas notas. 

Então, quando chegar o momento de fazer a sua defesa, já tenha em mente que meio caminho já foi percorrido. Agora basta criar uma apresentação original e clara. O recomendado é montar um roteiro completo. Mas não o deixe apenas em sua memória, pois na hora, com o nervosismo, você pode acabar se complicando.

Portanto, faça um planejamento escrito, certificando-se de que contemplou os pontos principais do trabalho. Para facilitar, crie tópicos. 

3. Crie uma apresentação diferenciada

Que tal sair do óbvio e criar um apresentação diferenciada? Mostre o seu empenho em deixar o trabalho realmente impecável, ganhando assim pontos extras com o orientador e a banca.

Existem aplicativos e programas que podem ajudar nesse processo. O Prezi,  por exemplo, possui templates exclusivos, proporcionando ao usuário diversos recursos para desenvolver uma apresentação única. 

O importante aqui é elaborar um conteúdo envolvente, que facilite a assimilação do material. Para isso, é preciso já ter definido todos os pontos que serão abordados no momento da defesa.

4. Treine a defesa

Enganam-se os estudantes que pensam que uma boa apresentação não necessita de um ensaio. Aliás, um não, vários. Aqui, aquele ditado que diz “a prática leva à perfeição” faz pleno sentindo.

Por isso, não tenha preguiça de treinar inúmeras vezes até o conteúdo estar na ponta da língua e até você sentir total segurança para falar sobre ele. Dessa forma, será possível ter uma boa desenvoltura, o que é fundamental na apresentação. 

Além do mais, cronometre os minutos gastos, verificando se não ultrapassou o tempo limite. O ideal é se organizar para que a defesa aconteça, no máximo, em 15 minutos. Com essas dicas, o sucesso é garantido para você seguir a carreira de nutricionista.

Gostou do post e quer receber mais conteúdos relacionados à formação de nutricionistas? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.