A metodologia escolhida para as consultas pode ser um grande diferencial para o rendimento e resultado na atuação de um nutricionista. A abordagem dos pacientes deve ser feita de forma diferenciada das consultas médicas; por isso, é muito importante entender algumas maneiras de como realizar a sua consulta.
Isso pode beneficiar não só a sua rotina profissional, mas também a experiência de seus pacientes, já que você poderá montar uma dieta de forma mais objetiva e coerente com os perfis de cada um.
Saiba qual é o objetivo do seu paciente
Antes de qualquer proposta, é importante que o nutricionista questione o paciente sobre qual o seu real objetivo ao buscar tal acompanhamento. Perder peso ou ganhar massa é um tanto quanto tendencioso, por isso, seja mais específico e compreenda qual a percepção do paciente perante o seu próprio objetivo.
Dessa forma, você estará melhor norteado não só para essa consulta, mas para todas as seguintes.
Inteire-se sobre o histórico do seu paciente
Todos temos um histórico de doenças hereditárias, cirurgias realizadas, uso de medicamentos e até mesmo de prática ou não de exercícios. Essas são algumas informações pertinentes para um nutricionista montar uma dieta.
A partir dessas informações, será possível escolher quais os melhores cardápios e como aplicá-los à rotina e ao metabolismo basal do paciente.
Abaixo você poderá conhecer algumas perguntas importantes de serem feitas na primeira consulta:
- Tem histórico de diabetes ou doenças crônicas?
- Já passou por cirurgias?
- Utilizou ou utiliza medicamentos específicos? Se sim, quais?
- Possui alergias ou intolerâncias?
- Tem problemas de saúde? Se sim, quais?
- Pratica atividade física?
- Já fez dieta antes?
- Como é a rotina?
Oriente-o a olhar para si mesmo
Inúmeros pacientes se dirigem a nutricionistas por se sentirem desconfortáveis com opiniões ou padrões impostos. Nesses casos particulares, é fundamental que o nutricionista seja um pouco mais do que profissional, cativando ainda mais a confiança de seu paciente, questionando-o se está em busca de mudanças realmente importantes para si.
Uma das melhores motivações é notar os pacientes cada vez mais seguros de si, conquistando não só o corpo que esperam, mas também uma melhor qualidade de vida, física e mental, além do benefício da saúde.
Faça uma avaliação física
Subir na balança pode ser considerado o hábito mais simples para acompanhar o ganho ou a perda de peso, mas quando há o acompanhamento de um nutricionista, essa não é a única maneira de realizar medições.
Utiliza-se adipômetros e fitas métricas, mas atualmente já podemos contar com balanças de bioimpedância, o que pode agilizar os cálculos e a discriminação do peso corporal dos pacientes.
As plataformas, softwares e aplicativos também podem ser utilizados a favor da simplificação das consultas e escolha de cardápios.
Considere o gosto pessoal do paciente
Impor um cardápio a um paciente não é a melhor metodologia para obter resultados, já que não são apenas os valores energéticos que importam. Se você deseja montar uma dieta com efeitos efetivos, busque conhecer quais alimentos agradam e quais não agradam à pessoa.
Baseando-se no gosto particular, apresente opções de menus principais, seguindo um comum acordo e compromisso.
Estimule o retorno
Há pacientes que se sentem desmotivados com o cronograma a ser cumprido e optam por não retornar à consulta seguinte. Para evitar isso, cabe ao nutricionista abordar a situação de uma forma natural e receptiva, para que todos se sintam confortáveis e confiantes para esclarecerem quaisquer dúvidas, a fim de não desistirem de seus objetivos.
Monte uma dieta para o sucesso coletivo
Com a experiência, você se tornará mais seguro; e lembre-se: é válida a utilização de ferramentas para otimizar o seu tempo de consulta!
Junto aos tópicos citados, o software pode auxiliar você a fazer a sua consulta de uma forma diferenciada, aumentando a probabilidade de sucesso na maneira escolhida para montar uma dieta. As metas e as análises são importantes, mas lembre-se: pequenas iniciativas fazem toda a diferença para que você se torne um referencial!
Ficou interessado nos benefícios do DietWin? Entre em contato e comece a se destacar profissionalmente o quanto antes!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.