Nutricionista: veja os equipamentos essenciais para seu consultório

Atendimento Nutricional

Nutricionista: veja os equipamentos essenciais para seu consultório

dietwin
Escrito por dietwin em 4 de julho de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Para o nutricionista conquistar novos pacientes e ganhar a confiança deles, contar com bons equipamentos pode ser um excelente diferencial.

Tendo isso em mente, se você deseja combinar eficiência com otimização de tempo, conheça, a seguir, alguns aliados interessantes que vão conferir ainda mais qualidade para suas consultas e impulsionar o sucesso do seu consultório.

Consulta básica

A seguir, você conhecerá os principais equipamentos para melhor nortear o progresso de seus pacientes e garantir avaliações periódicas satisfatórias.

Eles podem ser utilizados como apoio para consultas mais simples, sem detalhamentos sobre o peso e a composição corporal dos pacientes.

Adipômetro

Também conhecido como plicômetro, este é um equipamento de fácil manuseio e que permite a medição da densidade do tecido adiposo.

Após identificadas as medidas, estas são aplicadas em determinadas fórmulas para que, assim, seja calculado o percentual de gordura de seus pacientes.

Ele é interessante para monitorar os percentuais corporais e pode ser encontrado na versão analógica ou digital.

O adipômetro permite que o nutricionista identifique medidas precisas e pode ser utilizado em regiões como abdômen, coxas, tríceps, axila média e bíceps.

Balança

Ela é a menos precisa, mas sempre a primeira e mais fácil opção para todos.

Ter uma balança no consultório é importante para a medição do peso corporal total, e os valores expostos nela também devem ser utilizados como referenciais para feedbacks e acompanhamento durante o tratamento, independentemente dos objetivos buscados pelo paciente.

Há inúmeras versões de balanças, desde analógicas e digitais a até mesmo algumas que prometem discriminar a composição corporal.

Todas são opções interessantes e que podem ser escolhidas de acordo com sua condição de investimento e seus pacientes.

Estadiômetro

Há balanças que oferecem a medição de altura, mas se você deseja um equipamento específico para isso, invista em um estadiômetro.

Com esse equipamento, você apenas pedirá para que o paciente se posicione abaixo dele, assim, identificando a altura da pessoa.

O estadiômetro ajuda no cálculo de IMC e percentuais corporais, podendo ser encontrado em versões portáteis ou fixas às paredes.

Fita métrica

Ela é de investimento baixo e pode ser transportada facilmente, possibilitando que você a carregue para consultorias externas. A medição de determinados locais do corpo também é uma excelente opção para cálculos precisos.

Consulta avançada

Se seus pacientes requerem avaliações ainda mais minuciosas, atente-se para os equipamentos a seguir.

Eles podem não ser as principais opções para investimento inicial, mas vale a pena cogitá-los para conquistar mais pacientes e se destacar como nutricionista.

Aparelho de bioimpedância

Ele permite uma análise detalhada sobre a composição corporal, dando informações de acordo com fatores como idade, sexo e altura.

Há balanças que podem realizar essa avaliação, mas se você deseja investir em um equipamento ainda mais completo, o aparelho específico é uma boa opção.

Antropômetro

Similar ao estadiômetro, esse equipamento permite que seja identificada a altura do paciente, porém, este é utilizado no sentido horizontal.

Ele é conveniente para pacientes em idade infantil.

Dinamômetro

Pacientes atletas ou fisicamente ativos podem requerer avaliações mais minuciosas, e o dinamômetro permite que seja avaliada a força física.

Você pode encontrar o aparelho em versões que medem a força das mãos, das costas e até mesmo das pernas.

Monitor de frequência cardíaca

Os batimentos cardíacos podem ser utilizados para avaliar o metabolismo e a resistência física.

A avaliação com o monitor possibilita que o nutricionista identifique a frequência cardíaca, em repouso ou não, de seus pacientes.

Pedômetro

Ele pode ser um equipamento interessante para analisar quantas calorias o paciente pode perder, já que tem o objetivo de medir uma determinada quantidade de passos.

Esse equipamento pode ser conveniente para avaliações de pacientes atletas.

Trena antropométrica

A fita métrica é simples e pode ser utilizada para as medições corporais, mas a trena antropométrica é uma ferramenta de maior precisão para avaliar perímetros e circunferências para o cálculo de IMC.

A combinação desses equipamentos com um software de nutrição pode gerar resultados positivos para a sua rotina e a qualidade das consultas.

Lembre-se de que a organização é a chave para melhor gerenciar seu tempo e garantir satisfação nos tratamentos.

Se você deseja conhecer outras dicas, assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais para uma carreira como nutricionista de sucesso!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.