Bioimpedância: aprenda a aproveitar ao máximo os dados da balança

Atendimento Nutricional

Bioimpedância: aprenda a aproveitar ao máximo os dados da balança

dietwin
Escrito por dietwin em 11 de julho de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Para muitas pessoas, seguir dietas sem ter resultados visíveis e exatos pode ser frustrante. Isso acontece pelo fato de alguns equipamentos, como as balanças convencionais, não proporcionarem aos pacientes precisão de resultados. Entretanto, há maneiras de medir o índice de gordura e outros parâmetros corporais. A bioimpedância é um exemplo.

Essa tecnologia auxilia os profissionais de nutrição no acompanhamento dos pacientes e na análise da evolução da sua dieta. Mas afinal, o que é bioimpedância e como utilizar para ajudar os pacientes?

O que é a bioimpedância?

É um instrumento de medição que calcula os valores estimados de quantificação da composição corporal, como o percentual de gordura, músculos, água, IMC (Índice de Massa Corporal) e o peso de cada pessoa.

Como funciona o exame de bioimpedância?

O exame é indolor, rápido, eficaz e aplicável à prática clínica, que consiste na passagem de uma leve corrente elétrica pelo corpo.

As placas de metal do equipamento funcionam como analisadores de frequências fixas ou de multifrequências. Como o nosso corpo é composto majoritariamente por água, a passagem da corrente elétrica é facilitada.

Eletrodos são colocados nas mãos, que seguram o aparelho, e nos pés que tocam diretamente a balança. O fluxo, ao passar pelo nosso corpo, gera uma variação de velocidade de acordo com a quantidade de gordura dos tecidos. Isso permite calcular a quantidade de massa e água do organismo.

Quais são as recomendações antes da realização do exame?

Ao realizar o exame, algumas condições de pré-avaliação devem ser consideradas, uma vez que podem causar interferência nos valores obtidos. São elas:

  • estar em jejum 4 horas antes do teste;
  • não ingerir bebida alcoólica por 24 a 48 horas antes do teste;
  • não realizar atividade física de intensidade moderada a elevada nas 12 horas anteriores à avaliação;
  • não utilizar hidratante nas mãos e pés;
  • realizar a avaliação com roupa de banho ou roupas íntimas.

Como os resultados da balança podem ajudar você com seus clientes?

Com o resultado do exame, é possível estabelecer, com precisão, o diagnóstico correto para o paciente — o equipamento de bioimpedância fornece resultados de todas as partes do corpo, como: tronco, braço direito, braço esquerdo, perna direita e perna esquerda.

O resultado do exame é uma excelente referência para você avaliar se o paciente está retendo líquido ou se está com sobrepeso. Também é útil para auxiliar a comparação de resultados para analisar a evolução da composição corporal

Com base nessa avaliação, você pode saber as condições exatas do seu paciente e determinar qual é a dieta mais indicada para ele.

Como são fornecidos os resultados?

Os resultados são obtidos com a passagem de uma corrente elétrica de baixa amplitude (500 a 800 mA) e alta frequência fixa (50 kHz) pelo corpo. Os componentes de resistência (R), reatância (X) e impedância (Z) são obtidos por meio de eletrodos localizados nas mãos e pés. O equipamento transfere todos os dados colhidos para um computador.

Como o software pode ajudar você na bioimpedância?

Para facilitar o seu dia a dia com a organização dos resultados obtidos pela bioimpedância de cada paciente, é importante contar com a ajuda de um software.

O programa de computador agrega diversas funcionalidades. Entre elas, estão o cruzamento e análise das informações obtidas pelo aparelho de bioimpedância, o que facilita muito a tomada de decisão do profissional.

Agora que você já conhece as maneiras de aproveitar ao máximo os dados da balança de bioimpedância, entre em contato conosco e descubra como o software da DietWin pode melhorar a rotina do seu consultório e dos seus pacientes!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.