Atendimento Nutricional

Avaliação nutricional: usar antropometria ou bioimpedância?

dietwin
Escrito por dietwin em 15 de agosto de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

bioimpedância e a antropometria são formas de avaliação nutricional, servindo para calcular o Índice de Massa Corpórea (IMC). Assim, sabe-se a quantidade de gordura no corpo e é possível analisar como está o estado nutricional da pessoa. Dessa forma, o nutricionista tem mais facilidade para elaborar uma dieta personalizada.

Mas muitos profissionais, principalmente aqueles em início de carreira, ficam na dúvida de qual tipo de avaliação usar: bioimpedância ou antropometria? Nesse post, buscamos mostrar como cada um deles funciona e suas principais vantagens e desvantagens. Então, fique atento e descubra qual o tipo de avaliação é o melhor para você!

Como funciona o exame de bioimpedância?

A bioimpedância é um exame simples e que não provoca nenhuma dor. Para realizá-lo, utiliza-se uma corrente elétrica baixa, que passará pelo corpo. Essa corrente é conduzida pela água do organismo, e conforme a quantidade de lipídios, ela terá ou não facilidade de circular. Ou seja, quanto mais gordura, mais difícil será a condução da eletricidade.

Para fazer o exame, a pessoa deve subir na balança de bioimpedância e informar seu peso, idade e obedecer as seguintes regras:

  • 4 horas de jejum antes do exame;
  • Não consumir álcool 48 horas antes;
  • Evitar atividades físicas 48 horas antes;
  • Não usar roupas pesadas durante a pesagem;
  • Não passar hidratante nos pés e nas mãos.

Quais suas vantagens e desvantagens?

Uma das principais vantagens é a facilidade com que é realizado, não exigindo muita técnica. Além disso, ele é rápido e proporciona uma análise completa da situação nutricional do paciente.

No entanto, o resultado pode variar conforme a quantidade de água no organismo. Se seu paciente é uma mulher que está menstruada, por exemplo, o exame apontará um índice de gordura maior, pois neste período as mulheres retêm líquidos.

Também há o fator psicológico das pessoas, pois algumas sentem dificuldades em ficar 48 horas longe dos treinos.

Como realizar a antropometria?

A antropometria é uma avaliação nutricional feita com base nas medidas tiradas do paciente. Com a ajuda de uma fita, balança e outros equipamentos, o nutricionista vai medir o peso, a altura, a cintura, os quadris e demais partes do corpo. Com esses dados, é feita a avaliação da pessoa e, em alguns casos, é possível detectar o risco de algumas doenças.

Esse procedimento não precisa de nenhum preparo por parte do paciente, bastando que ele esteja com roupas leves no momento da sua realização para não interferir no resultado.

Quais são os pontos positivos e negativos desta avaliação?

O procedimento é simples de realizar, tem baixo custo e seus resultados são bastante confiáveis. Para os nutricionistas em começo de carreira, uma das principais desvantagens da antropometria é que ela requer certa prática e habilidade. Além disso, é recomendável que o exame seja realizado sempre pelo mesmo profissional, para evitar contradições nos resultados.

Diante de tudo que foi exposto é importante dizer que não existe método de avaliar que seja certo ou errado. Os dois possuem os seus pontos negativos e positivos. A escolha de qual dos dois utilizar é muito pessoal, e cada profissional deve verificar qual deles está mais de acordo com o seu perfil.

Para isso, o nutricionista deve analisar quais são suas habilidades no momento de fazer uma avaliação nutricional e assim escolher o método que mais lhe agrada, se é a bioimpedância ou antropometria.

Nosso post foi esclarecedor? Que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar seus amigos a entenderem melhor como funcionam os procedimentos?

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.