Plano alimentar: saiba como montar o melhor plano

Atendimento Nutricional

Plano alimentar: saiba como montar o melhor plano

dietwin
Escrito por dietwin em 12 de setembro de 2017
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

De modo geral, a nutricionista recém-formada costuma ter uma rotina bastante agitada. Isso porque, nessa fase, ela ainda está se adaptando aos atendimentos em consultório, ao acompanhamento de antigos pacientes em outras clínicas e aos cuidados que precisa manter consigo mesma.

Com tantas coisas exigindo atenção, pode acontecer de sobrar pouco tempo para se concentrar em um dos pontos principais do trabalho da nutricionista: o plano alimentar.

Se isso acontece com você, não se preocupe! Neste post, trazemos algumas orientações sobre como montar o melhor plano alimentar para seus pacientes. Confira as dicas:

Considere a rotina do paciente para elaborar o plano alimentar

Um plano alimentar que vai atender às necessidades específicas de cada paciente deve, sem dúvida alguma, considerar seus hábitos e sua rotina. Isso é importante por diversos motivos.

O paciente se sentirá melhor atendido ao receber uma orientação que se adeque a sua realidade, o que gera por parte dele um maior comprometimento. Dessa maneira, essa adequação às peculiaridades da vida de cada um produzirá melhores resultados.

Imagine uma pessoa que acorda às 6 horas da manhã e almoça ao meio-dia. Dependendo do plano alimentar proposto, esse indivíduo deverá fazer um ou até dois pequenos lanchinhos intermediários, para seguir nutrido e disposto até a hora de almoçar.

Já uma pessoa que acorda às 9 horas e almoça meio-dia precisará de apenas um lanche — ou talvez nenhum — dependendo da estratégia montada e dos objetivos a serem alcançados.

Investigue se existem restrições alimentares

Outra questão que não pode passar despercebida são as restrições alimentares. Um paciente com necessidades especiais de alimentação precisa ser contemplado com uma dieta que observe e drible essas dificuldades.

Pode ser que o paciente tenha indisposições ou mal-estar sem saber que essas reações são consequência de algum tipo de alergia ou intolerância. Nesses casos, é papel da nutricionista realizar uma consulta minuciosa para que esses problemas sejam identificados e contornados ou amenizados amenizados.

Verifique o estado de saúde geral e a ocorrência de algum problema

Assim como é preciso se atentar para possíveis restrições, a saúde geral do paciente também precisa ser observada. Verifique a existência de problemas crônicos, por exemplo, pois é apenas diante de um panorama completo da saúde do paciente que o plano alimentar poderá ser montado com eficiência.

Às vezes o hemograma apontará deficiências nutricionais e de vitaminas, que poderão ser facilmente corrigidas com alguns ajustes ou suplementação. Em outros casos, um teste de esforço físico garantirá segurança para o paciente que pretende começar a se exercitar.

Esses são apenas alguns exemplos para reforçar a importância de exames antes da prescrição da dieta.

Busque auxílio da tecnologia na hora de criar a dieta

Como foi demonstrado, são muitas as informações que precisam ser levantadas em uma consulta de um nutricionista. Por isso, um grande desafio é armazenar todos esses dados de cada um dos pacientes de maneira organizada e prática.

Essa organização é indispensável para que eles sejam facilmente acessíveis em consultas futuras, a fim de dar prosseguimento aos atendimentos de forma coerente. Isso sem mencionar o fato de que, a cada nova visita, novas informações serão registradas.

Uma maneira de administrar tudo isso e ainda encontrar milhares de alimentos e suas fichas nutricionais para a elaboração de dietas mais confiáveis é por meio de um software completo para a gestão de seus pacientes.

Agora você já sabe como montar o melhor plano alimentar e como a tecnologia pode ser uma excelente aliada no seu consultório. Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.