9 dicas para ter sucesso com seu consultório de nutrição

Atendimento Nutricional

9 dicas para ter sucesso com seu consultório de nutrição

dietwin
Escrito por dietwin em 26 de setembro de 2017
TABELA NUTRICIONAL

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Se você é um nutricionista, deve saber que o mercado de trabalho na área de saúde e alimentação demanda muito trabalho e dedicação para resultar em sucesso. Apesar de ser uma tarefa árdua, organizar um consultório de nutrição de sucesso não é uma tarefa impossível, especialmente se você é um profissional batalhador e estudioso.

O artigo de hoje é feito para você que tem um consultório de nutrição — ou pretende abrir um — e quer fazer isso da melhor maneira possível: transformando o seu local de trabalho em um ambiente rentável e satisfatório para exercer a profissão. Confira 9 dicas para melhorar sua gestão!

1. Estabeleça uma especialidade

O maior erro que um nutricionista pode cometer ao abrir seu consultório é atuar como um generalista — aquele profissional que atende qualquer tipo de paciente ou demanda e que trata de todos os casos clínicos.

Sabemos que, ao se formar na faculdade ou ao fazer uma residência, você se sente apto a ajudar pacientes com diversas necessidades, porém, especializar-se em uma área de atuação vai te ajudar a se destacar no mercado, fazendo com que realize atendimentos com excelência.

Tenha seu foco em uma especialidade que atenda a um grupo de pacientes com as mesmas demandas. Conheça alguns exemplos de áreas específicas de atenção nutricional:

Esses são apenas alguns dos diversos campos. Portanto, opte por aquele que te permita trabalhar com somente um tipo de paciente, facilitando o seu foco nos estudos e na abordagem específica para os quadros clínicos.

Em longo prazo, se o seu trabalho for bem executado, você poderá ganhar um grande reconhecimento profissional pela sua especialidade, tornando-se uma referência e atraindo cada vez mais pacientes.

2. Dedique tempo para construir sua marca

Todo bom consultório de nutrição que almeja o sucesso deve ter uma marca forte e fácil de divulgar em cartões de visitas e redes sociais. Elaborar e divulgar uma boa marca é uma das maneiras mais eficazes de atrair clientes para seu consultório e aumentar o sucesso do seu trabalho.

Por esse motivo, dedique alguns momentos do seu dia para pensar e criar o design da sua marca e até a identidade visual dos materiais que serão utilizados no consultório. Tenha em mente que você não é um especialista em marketing e design gráfico, portanto, conte com a ajuda de um profissional. Esse cuidado pode ajudar muito no seu sucesso, pois uma boa imagem atrai clientes e ajuda a estabelecer um nome forte no mercado!

3. Crie um estilo de atendimento memorável

Quando você se torna especialista em alguma área da nutrição, provavelmente já sabe identificar a demanda e as angústias do público que atende diariamente.

Uma das maneiras de se destacar no mercado, em meio a tantos nutricionistas e nutrólogos, é oferecer um tipo de atendimento inovador e eficiente, que chame a atenção das pessoas. Faça uma consulta personalizada e individualizada, focando nos problemas de cada paciente.

Saiba surpreender com planos alimentares repletos de dicas inovadoras de lanchinhos, com uma anamnese mais detalhada e até com mimos que podem ser oferecidos em cada visita. Desenvolva o seu estilo de atendimento, dentro das suas possibilidades e características, e se destaque de maneira positiva no mercado dos consultórios de nutrição.

4. Use as redes sociais para divulgar seu trabalho

As redes sociais, além dos tradicionais websites e blogs, têm se tornado excelentes ferramentas para divulgar o trabalho de profissionais da área da nutrição. Se você tem um consultório, é importante divulgar o seu trabalho, as suas opiniões e o seu estilo de atendimento nesses meios. Afinal, cada vez mais pessoas têm utilizado a internet para encontrar profissionais que atendam às suas demandas.

5. Estude sempre

Um bom profissional é aquele que se mantém atualizado com as notícias e publicações científicas de sua área de atuação. É preciso criar o hábito de estudar sempre para oferecer o melhor aos seus pacientes e garantir o sucesso em seu consultório de nutrição. Faça especializações e cursos, leia artigos e revistas e esteja sempre bem informado. Os pacientes admiram e respeitam profissionais dedicados.

6. Realize pesquisas de satisfação do atendimento

É fundamental receber um feedback de cada paciente, seja por meio de relatos de experiência, ou de sugestões quanto aos pontos a serem melhorados, assim como elogios e reclamações. Após o retorno, é importante fazer uma análise das informações. Procure melhorar os pontos falhos, manter aquilo que foi elogiado e buscar agradar a todos da melhor maneira possível.

Foque nas críticas que mais se repetem e comece a mudança por elas. Continue realizando pesquisas de satisfação para se assegurar de que as mudanças realmente foram efetivas. O processo de pesquisa deve ser contínuo para que as melhorias também sejam, não se limitando a modificações pontuais e provisórias.

7. Crie lembretes após as consultas

É importante evitar as faltas por esquecimento dos seus pacientes. Como estratégia para não ter buracos na agenda, crie lembretes para entregar ao fim das consultas, informando dia e horário da próxima visita ao consultório.

Outras formas de fazer isso, além do cartão de papel, são as notificações por e-mail, SMS, WhatsApp, e Messenger. Quanto mais dinâmico for, melhor será para você criar proximidade e contato com as pessoas. Além de o paciente não correr o risco de perder o papel, usar meios digitais demonstra seu interesse em usar a tecnologia e modernizar os atendimentos.

8. Valorize a sala de espera

A sala de espera é onde o paciente tem o primeiro contato com o consultório de nutrição. Por isso, são importantes boa decoração, número adequado de assentos confortáveis e também distrações, para que as pessoas não percebam o tempo passar tão devagar. A seguir, veja algumas dicas de itens que você pode inserir na recepção:

  • jornais e revistas atuais — evite conteúdo antigo;
  • TV moderna, ligada, de preferência, em canal informativo e dinâmico;
  • música ambiente agradável e em volume baixo;
  • internet Wi-Fi, indispensável hoje em dia;
  • água, café e até mesmo alguns biscoitinhos — mimos que ajudam a tornar a espera mais agradável.

9. Use a tecnologia a seu favor

O uso da tecnologia já é praticamente obrigatório para qualquer profissional da área de nutrição, não é mesmo? Com ela, é possível consultar informações online, fazer o marketing do consultório e, ainda, manter contato com os pacientes por e-mail e redes sociais, por exemplo.

Existem também serviços digitais, como o prontuário online e a agenda virtual, que facilitam muito o trabalho de marcação de consultas e arquivamentos de dados dos pacientes, além de aumentarem a segurança das informações e tornarem mais rápido o acesso a elas. Outra opção são os softwares de atendimento, que otimizam os processos durante a consulta, facilitando a rotina de trabalho.

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