Produtividade e Gestão

Preço da consulta: o paciente falou que vai pensar, o que fazer?

dietwin
Escrito por dietwin em 12 de dezembro de 2017
TABELA NUTRICIONAL

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O paciente entra em contato — com você ou sua secretária — ou vai até seu consultório, e depois de saber o preço da consulta, ele diz que vai pensar. E o pior, às vezes até marca a consulta, mas, simplesmente, some e não aparece mais. Quem nunca passou por isso ou, até mesmo, fez isso?

É comum os clientes darem essa desculpa — de que vão pensar — quando acharem o preço salgado ou quando não virem prioridade no tratamento. Nesse post, vamos te dar dicas do que fazer e como evitar essa situação. Quer saber mais? Então continue lendo!

O que fazer nessa situação?

Quando isso acontece, o primeiro pensamento é de que o paciente não vai mais voltar ao consultório. Mas não é bem assim. Algumas atitudes podem fazer a diferença nessa hora, e recuperar o paciente:

Mostre a clínica para ele

Faça um tour pela clínica, se possível. Mostre as instalações e equipamentos, explicando os procedimentos que serão adotados. Apresente a ele os resultados  —  com a devida autorização  — dos seus pacientes. Encha os olhos dele!

Retorne a ligação

Peça à secretária que anote o número do telefone do cliente que entrar em contato e não tiver marcado uma consulta. Assim que puder, retorne a ligação para ele e pergunte se ficou alguma dúvida e o convide para ir até a clínica, para que você possa apresentá-la.

Seja presente

Sempre que o cliente se mostrar aberto, pergunte se pode adicioná-lo no aplicativo de mensagens. Se a resposta for positiva, mande mensagens agradáveis, dicas de nutrição e receitas, por exemplo. Pode ser que ter um nutricionista não seja prioridade pra ele nesse momento, mas desse modo, quando precisar, as chances dele te procurar serão grandes. Só tome o cuidado com os horários e quantidades de mensagens, para não ser inconveniente.

Ofereça descontos

Caso seja possível, sem comprometer seus custos, ofereça um desconto ou um serviço a mais. Talvez você perca parte da margem de lucro no início, mas poderá ganhar um cliente fiel. Sendo assim, ele fará sua propaganda positiva, e o boca a boca ainda conta muito!

Como evitar?

Quando o cliente diz que vai pensar, é comum ter a sensação de que você está errando em algum ponto. A seguir, veremos algumas dicas que valorizam o seu trabalho e podem evitar esse tipo de situação:

Bom atendimento

Uma das maiores reclamações das pessoas é procurar um profissional e ele mal olhar na cara delas. Ou ainda, ficar o tempo todo respondendo mensagens no celular ou computador. Portanto, evite esse tipo de comportamento.

Ao procurar um serviço, o cliente gosta de ser bem tratado e respeitado. Para isso, é fundamental que você e sua secretária sejam cordiais, saibam tirar as dúvidas e dar atenção necessária.

Ambiente agradável

O consultório deve ser limpo, organizado, acolhedor e bonito, mesmo que sem grandes decorações. O ambiente precisa refletir sua personalidade e a imagem que você quer passar para seu público. Um lugar desmazelado pode passar a impressão que o serviço também vai ser.

Deixe disponível um café, água fresca, revistas atuais e até o wi-fi, para que os clientes tenham mais conforto na hora de esperar pela consulta.

Valorize-se

É importante que o cliente saiba a sua competência e tenha confiança no seu serviço. Para isso, esteja sempre atualizado, buscando novos conhecimentos e tecnologia para o seu trabalho.

Deixe claro que a sua consulta é individualizada, com dieta personalizada e que você o ajudará em todas as etapas até ele alcançar o objetivo proposto. Assim, você mostra ao seu paciente que todo o seu esforço para se capacitar e oferecer um atendimento de qualidade exige custos e, portanto, o preço da consulta é mais do que justo.

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