Como argumentar e convencer os pacientes para alcançar os objetivos

Atendimento Nutricional

Como argumentar e convencer os pacientes para alcançar os objetivos

dietwin
Escrito por dietwin em 23 de janeiro de 2018
TABELA NUTRICIONAL

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Quando a empolgação inicial some e, por algum motivo, seu paciente se sente desanimado a continuar com o acompanhamento nutricional, aumentam as chances de desistência. E ajudar o paciente a perseverar no tratamento para obter os resultados desejados nem sempre é fácil. Para isso, é preciso ter resiliência e saber como direcioná-lo para que se mantenha no foco.

Portanto, é importante ter bons argumentos para convencer os pacientes a continuar firmes em seus objetivos. Neste post, vamos te ajudar com nessa questão. Ficou interessado? Então, continue lendo!

O que desmotiva os pacientes?

O nosso paladar é construído ao longo da vida, e ter que abandonar certos alimentos e costumes pode ser um grande sacrifício para algumas pessoas.

Também, temos o fato de que as pessoas veem na mídia resultados extremamente rápidos e incríveis e esperam o mesmo delas, criando expectativas exageradas que dificilmente serão alcançadas.

Outro ponto é o atendimento nutricional ruim, que pode ser um dos motivos que desestimulam os pacientes. Isso acontece quando eles sentem que não tiveram a devida atenção ou foram constrangidos, de alguma forma.

Como convencer os pacientes?

Com pequenas atitudes, é possível manter os pacientes interessados em ter o seu acompanhamento nutricional. A seguir, veremos como isso é possível:

Saiba como falar

A maneira como falamos com as pessoas e o nosso tom de voz são muito importantes para criar laços de confiança, que são essenciais numa relação entre nutricionista e paciente. Portanto, não fale com tom de repreensão e saiba explicar, quantas vezes forem necessárias, todas as dúvidas dele.

Tenha um bom atendimento

Dar atenção ao paciente faz ele se sentir bem cuidado e amparado. Além disso, é muito desagradável ser atendido enquanto o profissional está ao celular ou respondendo a mensagens no computador.

Por isso, mostre-se disponível durante todo o atendimento, seja agradável e faça com que o paciente tenha vontade de ser acompanhado por você.

Mantenha-o sempre entusiasmado

Todos nós gostamos de ser reconhecidos pelas nossas conquistas, e com o paciente não é diferente. Sendo assim, elogie cada vitória, cada passo que ele der e que o faça chegar mais perto do objetivo.

Seja parceiro e traga novidades para incentivar os pacientes, podendo ser receitas novas, alimentos diferentes ou uma nova forma de cozinhar. Faça com que eles tenham empolgação ao seguir esses novos hábitos alimentares.

Faça-o se sentir único

Muitas vezes, o desânimo com o plano alimentar pode vir de causas internas, como a baixa autoestima. O paciente não se dá a devida importância e nem tem a dimensão do quanto é essencial se cuidar.

É por esse motivo que você deve fazer com que ele enxergue que cuidar da alimentação é ter amor-próprio.

São muitas as razões pelas quais as pessoas desanimam de seguir um novo padrão alimentar. Cabe a nós mantê-los motivados e empolgados a ponto de nem cogitarem abandonar o tratamento.

Convencer os pacientes a alcançar os objetivos pode não ser uma tarefa muito fácil, porém, é recompensadora. Cada conquista é o seu trabalho e esforço dando resultados, por isso, continue sendo o maior incentivador deles.

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