Produtividade e Gestão

Nutricionista: 5 dicas infalíveis para manter o foco no trabalho

dietwin
Escrito por dietwin em 6 de fevereiro de 2018
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

O foco é um dos principais fatores que faz com que uma atividade seja bem desempenhada. Sem a capacidade de manter o foco no trabalho se torna fácil esquecer detalhes essenciais ou, até mesmo, impossível conseguir realizar um bom atendimento aos seus pacientes.

No post de hoje nós abordaremos 5 dicas que vão fazer com que você tenha uma atenção plena durante todo o seu trabalho!

Pronto para saber mais a respeito? Continue lendo!

1. Planeje o seu dia com antecedência

Nada pior para o seu foco e para a sua produtividade do que não saber o que vai realizar durante o dia. Isso tira a atenção dos seus objetivos e coloca na organização.

O resultado? Uma grande confusão, onde nada é realizado por completo e grandes questões podem acabar não sendo realizadas a tempo. O foco diminui e o seu rendimento fica aquém do seu potencial.

Uma dica interessante está no planejamento do seu dia, que pode ser realizada após o seu expediente. Dessa forma, você sempre chega ao consultório já sabendo o que tem de ser realizado no dia seguinte.

2. Priorize as suas tarefas

Uma das razões pela qual uma pessoa pode se sentir sem foco é a alta quantidade de tarefas que devem ser realizadas dentro de um curto prazo. Isso cria uma sensação de urgência que pode fazer com que você se perca facilmente no seu trabalho.

A solução? Priorizar o que é mais importante. Diga não para aquelas pequenas tarefas de menor importância (mesmo que temporariamente) e siga o seu dia fazendo aquilo que realmente faz a diferença.

O mesmo vale para aquelas coisas que você está em dúvida se deve ou não fazer. Se não for importante, deixe para depois (preferencialmente crie um espaço na sua agenda).

3. Crie pequenos intervalos de descanso

Pesquisas indicam que trabalhar por longos períodos de tempo sem nenhum tipo de descanso pode ser contraprodutivo. O cansaço aumenta e naturalmente o foco diminui.

Uma maneira interessante de resolver esse problema é criando pequenos intervalos de descanso durante o dia. Procure tirar de 5 a 15 minutos para comer alguns alimentos saudáveis, beber um chá ou fazer qualquer outra coisa que não esteja relacionada ao seu trabalho.

A sua energia aumentará e os seus resultados também!

4. Faça uma coisa de cada vez

Quando falamos de foco e produtividade, muitas pessoas acreditam que é possível ser multitarefa. Aliás, esse é um mito muito difundido.

Apesar de ser relativamente possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo, saiba que a cada momento que você opta por uma delas acaba esquecendo completamente a outra.

Inclusive, essa prática pode fazer com que você acabe tendo o efeito contrário: menos foco e menos realizações.

O ideal é que você faça uma coisa de cada vez e preferencialmente termine aquilo que está fazendo para começar outra atividade.

Pode parecer simples, mas poucas pessoas seguem esta dica matadora. Como curiosidade, hoje a maioria das pessoas tenta realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

Trabalhe o seu autoconhecimento para conseguir ainda mais resultados com essa dica!

5. Utilize organizadores de tarefas

A quinta e última dica é para facilitar um pouco todo o seu árduo trabalho. A tradicional agenda ainda funciona perfeitamente, e não tem nada de errado com uma pequena lista ou com um caderno de anotações, mas nada ganha dos modernos aplicativos.

Com eles você pode ter acesso sempre às coisas relacionadas ao seu trabalho. Seja no computador ou no smartphone, é sempre importante ter em mãos aquilo que realmente importa.

Teve uma ideia, ou quer incluir alguma coisa na rotina do seu trabalho? Esses aplicativos são fantásticos para isso. Como recomendação nós podemos citar o Evernote, o Wunderlist, o Trello e ainda softwares específicos para nutricionistas. Todos são excelentes para o seu cotidiano!

Esse foi o nosso post com 5 dicas para manter o foco no trabalho! Gostou do conteúdo? Recomendamos a leitura do nosso post que trata sobre as questões de preço da sua consulta. Certamente você vai gostar!

 

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.