4 dicas para agendar mais consultas a partir do contato telefônico

Produtividade e Gestão

4 dicas para agendar mais consultas a partir do contato telefônico

dietwin
Escrito por dietwin em 20 de fevereiro de 2018
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Existe uma situação que acontece em todo consultório de nutrição e que pode representar um verdadeiro obstáculo ao sucesso do profissional.

Estamos nos referindo àquelas consultas que sequer são realizadas, ficam apenas na intenção do paciente potencial. Funciona assim: o paciente liga para o consultório, pergunta o valor da consulta e desliga sem agendar o atendimento.

Esse cenário bastante comum pode ser evitado por meio da implementação de algumas medidas. Então se você deseja agendar mais consultas a partir do contato telefônico, continue a leitura e veja 4 dicas para alcançar esse objetivo!

1. Invista na capacitação das secretárias

A rotina em um consultório de nutrição é bastante corrida e talvez por esse motivo o profissional não tenha tempo suficiente para refletir sobre certos aspectos da gestão de seu estabelecimento. Apesar disso, nada deve ser empecilho para investir na capacitação das secretárias, pois essa é uma questão vital.

Tenha em mente que o primeiro contato do paciente acontece justamente por telefone e é com a secretária que ele vai conversar. Independentemente de o consultório ter uma boa reputação, uma página na internet e um bom trabalho nas redes sociais, o contato humano nunca deve ser menosprezado.

Dessa forma, a secretária precisa estar devidamente capacitada para oferecer um bom atendimento, esclarecer dúvidas, contornar objeções e deixar, desde o primeiro momento, uma excelente impressão. Por esse motivo, vale investir em cursos e palestras para todos os profissionais que trabalham no consultório.

2. Aposte na educação e presteza no atendimento

Embora já tenhamos mencionado a importância da capacitação, é fundamental observar também outros aspectos que ultrapassam a qualificação das secretárias por meio de treinamentos e cursos.

Uma questão que merece bastante atenção diz respeito à educação no trato com os pacientes e também à presteza no atendimento. Observe que oferecer um atendimento educado e eficiente vai muito além do protocolo básico, de “bom dia” e “boa tarde”, “pois não” e “um minuto por favor”. Na verdade, essas expressões representam o mínimo do que pode ser feito em um atendimento.

Contudo, para ganhar o paciente e conseguir agendar a consulta é preciso muito mais! É necessário encantá-lo, ter um tom de voz amistoso e convidativo, chamar o cliente pelo nome e evitar deixá-lo esperando na linha por mais de 20 segundos.

3. Elucide dúvidas com clareza e rapidez

Muitos pacientes ligam para o consultório cheios de dúvidas, querendo informações um pouco mais demoradas do que simplesmente marcar a consulta.

É nesse momento que a habilidade da secretária será testada, pois ela deve estar plenamente capacitada para responder as perguntas e induzir o paciente ao agendamento.

É preciso ainda que a secretária esteja preparada para contornar objeções, como reclamações sobre o preço da consulta, e demora nas remarcações ou sobre a qualificação do nutricionista.

4. Use a tecnologia para melhorar o atendimento

Outro aspecto extremamente relevante para a secretária conseguir agendar mais consultas é o investimento em tecnologia visando à melhoria do atendimento. Nesse sentido, ter mais de uma linha telefônica é praticamente imprescindível, afinal um telefone que só dá ocupado pode resultar em muitas desistências.

Além disso, um recurso interessante é utilizar um bom software para administrar a agenda, reunir informações dos pacientes e otimizar o atendimento.

Assim, se você seguir nossas dicas, com toda certeza o número de pacientes do seu consultório vai aumentar!

Agora que você já conhece 4 dicas para agendar mais consultas a partir do contato telefônico, continue a leitura e descubra 6 dicas infalíveis para otimizar sua agenda de consultas!

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.