Nutricionista: conheça 4 ações para fidelizar pacientes

Produtividade e Gestão

Nutricionista: conheça 4 ações para fidelizar pacientes

dietwin
Escrito por dietwin em 27 de fevereiro de 2018
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Em tempos de crise e concorrência acirrada é muito importante fidelizar os pacientes já conquistados, até mesmo para garantir a manutenção do consultório. Na prática, fidelizar é muito mais barato e fácil do que conseguir novos pacientes, pois, para essa tarefa, serão necessários tempo, investimentos e muita dedicação.

Pensando nisso, listamos algumas ações para ajudar você, nutricionista, a fidelizar seus pacientes! Leia o post e descubra!

1. Ofereça um atendimento individualizado

Diante de um mercado competitivo é fundamental saber aproveitar a oportunidade do atendimento para ganhar o paciente e fidelizá-lo no ato! Mas, como oferecer um atendimento individualizado? Como alcançar um diferencial que realmente cative o paciente?

Na verdade, o que o paciente mais deseja é encontrar a solução para os seus problemas e, para isso, é imprescindível que o nutricionista saiba compreender tudo o que se passa com ele. Sendo assim…

“a chave para um bom atendimento é conseguir ouvir e identificar com clareza as necessidades e dificuldades do paciente”.

Em seguida, o plano alimentar montado precisa se ajustar à realidade de quem irá segui-lo, de modo que é preciso que ele seja simples, prático e personalizado, incluindo, se possível, até mesmo os horários das refeições.

Entregar um plano alimentar padrão, com horários já definidos, é como dizer para o cliente que ele precisa se ajustar àquela proposta pré-montada, o que, além de desagradá-lo, pode facilmente resultar em desistências e insucessos no tratamento.

A postura do profissional deve ser a de um colaborador, de alguém que está ali para ajudar o paciente e para entender suas frustrações, além de esclarecer suas dúvidas. Não é interessante fazer imposições ou ser inflexível — ao contrário, quanto mais parceiro e cordial o nutricionista for, maiores as chances de agradar e fidelizar a pessoa.

2. Faça um acompanhamento regular

Depois do atendimento inicial é hora de fazer um acompanhamento regular do paciente. E por isso é fundamental sempre deixar marcada a próxima consulta.

Essa medida simples gera no paciente a sensação de continuidade do tratamento e também a certeza de que ele se comprometerá com o plano apresentado, para que, na próxima visita, ele possa, de fato, apresentar resultados.

Além disso, o acompanhamento regular aumenta s chances de resultados positivos, o que contribui para a boa reputação do profissional no mercado, podendo render boas indicações em um curto período de tempo.

3. Busque sempre mais conhecimento

Os pacientes de hoje costumam chegar superinformados aos consultórios, sobre protocolos de alimentação, dietas, nomenclaturas e assuntos correlatos.

Diante desse cenário, é vital manter constante a busca por conhecimento, não apenas para acompanhar o ritmo dos pacientes, mas para saber respondê-los corretamente e, ainda, para justificar determinadas decisões e condutas estipuladas.

Um profissional bem informado e atualizado das últimas informações da sua área, certamente, vai conseguir fidelizar pacientes com facilidade e, ainda, inspirar a confiança e o respeito deles.

4. Use a tecnologia para aprimorar o atendimento

Para armazenar todas as informações de cada um dos pacientes e conseguir oferecer-lhes um atendimento verdadeiramente diferenciado e personalizado é bastante recomendado investir em tecnologia.

Hoje, o mercado oferece softwares completos para a gestão de pacientes, especificamente voltados para a área de nutrição. Lançar mão de um recurso como esse é a garantia de poder entregar o melhor atendimento, organizar fichas nutricionais de alimentos, cadastros de pacientes, dietas e avaliações, tudo ao alcance de um clique.

Se você adotar todas as nossas dicas, com toda certeza, a tarefa de fidelizar clientes vai ficar muito mais fácil. Isso abrirá o espaço necessário para que você possa se dedicar à conquista de novos clientes.

Agora que você já sabe as ações mais importantes para fidelizar pacientes, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.