O que é a Dieta Paleolítica?

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O que é a Dieta Paleolítica?

dietwin
Escrito por dietwin em 2 de março de 2018
TABELA NUTRICIONAL

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Uma dieta paleolítica é basicamente o tipo de ingestão alimentar durante a era do Paleolítico ou da “Idade da Pedra Velha”. Este período, cerca de 2,5 milhões de anos atrás, é marcado por mudanças anatômicas e fisiológicas, além de adaptação às mudanças climáticas, controle do fogo e uso de ferramentas feitas de pedra.

Alguns pesquisadores afirmam que a dieta dos nossos antepassados ​​influenciou fortemente a expansão neural, o aumento do tamanho do cérebro e a redução do tamanho do trato gastrointestinal.

O que é a Dieta Paleolítica?

A Dieta Paleolítica, ou Paleo, baseia-se na ingestão de alimentos que “imitam” as caraterísticas nutricionais dos grupos de alimentos dos nossos antepassados ​​pré-agrícolas: os caçadores-coletores.

O conceito de dieta paleolítica teve a sua popularidade aumentada na década de 1970, após a publicação do livro The Paleo Diet, do autor Loren Cordain em 2002.

Quais são os efeitos dessa dieta?

A dieta paleolítica parece ter grandes efeitos benéficos no metabolismo, como:

  • Diminuição do risco cardiovascular em indivíduos com diabetes melito tipo 2;
  • Melhora do desempenho da memória episódica – ou memória curta, como é popularmente conhecida, possivelmente através da alteração da função do hipocampo;
  • Diminuição de fatores de promoção da lipogênese;
  • Melhora da sensibilidade à insulina;
  • Diminuição dos níveis de triglicerídeos séricos;
  • Diminuição do estresse oxidativo.

Além disso, outros trabalhos com um número significativo de indivíduos encontra resultados de um menor número da mortalidade por câncer, especificamente câncer de cólon, nas pessoas que ingeriram uma dieta paleolítica.

Como fazer uma Dieta Paleolítica?

Para fazer este tipo de dieta é importante incluir alguns alimentos característicos da época, o que consiste principalmente em plantas, frutas, tubérculos e animais de caça.

Então, quais os alimentos que podem ser consumidos na dieta paleo?

  • Tubérculos, como o aipim;
  • Nozes;
  • Cevada;
  • Legumes (de preferência crus);
  • Flores comestíveis, como a capuchinha;
  • Carnes magras, provenientes de animais criados soltos;
  • Ovos;
  • Frutos do mar, como mariscos e outros peixes menores (não fritos);
  • Mel.

E por mais estranho que possa parecer – até o momento – para a cultura ocidental, o consumo de insetos também é incentivado.

Recentemente, o consumo de insetos (comestíveis, obviamente), chamado entomofagia, aumentou. De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo são adeptas ao consumo de gafanhotos, formigas, baratas e outros invertebrados.

O que não pode ser consumido?

Para incorporar uma dieta inteiramente paleo, os adeptos sabem que é preciso incorporar algumas regras, como a não ingestão dos alimentos abaixo:

  • Leites e derivados;
  • Feijões;
  • Batata;
  • Açúcar;
  • Sal;
  • Alimentos processados (industrializados);
  • Óleos vegetais refinados (óleo de soja, de milho, de canola, de girassol..);

Achou difícil? Com muita organização e mãos à obra no preparo das próprias refeições, é possível adaptar-se a este modelo. Lembre-se de que o mais importante é não consumir os últimos quatro alimentos da lista: açúcar, sal, alimentos processados e óleos vegetais refinados.

Como adaptar a Paleo nos dias de hoje?

É importante levar em consideração o nível de atividade física e alto gasto energético da época paleolítica associado a este tipo de padrão alimentar, assim os efeitos sobre o peso corporal e sobre o metabolismo celular serão  maximizados.

Você é Nutricionista? Já consumiu ou prescreve a Dieta Paleolítica para os seus pacientes? Comente aqui como foi a sua experiência e quais foram as diferenças que você percebeu após essa mudança na ingestão alimentar.

*Photo by Brooke Lark on Unsplash

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