Quais são os Benefícios Dieta Vegetariana?

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Quais são os Benefícios Dieta Vegetariana?

dietwin
Escrito por dietwin em 6 de março de 2018
TABELA NUTRICIONAL

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O interesse pelas dietas vegetarianas é crescente, pois é enfatizado que o consumo regular de alimentos vegetais pode proporcionar benefícios para a saúde e pode ajudar a prevenir certas doenças. Essas dietas são são tipicamente baseadas no consumo de grãos, legumes, frutas e nozes.

Muitos autores sugerem que a dieta vegetariana pode reduzir o risco de eventos coronarianos em 40% e o risco de eventos de doenças vasculares cerebrais em 29%. Essa dieta também reduz o risco de desenvolver síndrome metabólica e diabetes melito tipo 2.

 

Quais são os tipos de Dieta Vegetariana?

Dieta Ovo-lacto-vegetariana:

Esse tipo de dieta exclui a carne, mas inclui produtos lácteos, ovos e mel, juntamente com uma grande variedade de alimentos vegetais. Além disso, existem sub-categorias dessa dieta:

  • Lacto-vegetariana: exclui os ovos;
  • Ovo-vegetariana: exclui os produtos lácteos.

Quais são os efeitos dessa dieta? As dietas ovo-lacto-vegetarianas planejadas adequadamente são saudáveis ​​e eficazes para o controle de peso e para o controle glicêmico e oferecem outros benefícios metabólicos importantes, como:

  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Reversão da aterosclerose precoce;
  • Menores concentrações de LDL;
  • Diminuição da pressão arterial.

Dieta Vegana

Esse tipo de dieta, além de ser um estilo de vida – pois os adeptos respeitam e não utilizam nenhum produto de origem animal ou que proporcione sofrimento a eles. São excluídos alimentos como carnes, produtos lácteos, ovos e mel, mas são incluídas grandes variedades de alimentos vegetais.

Quais são os efeitos dessa dieta?

  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares;
  • Menores concentrações de LDL;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Diminuição do risco de diabetes tipo II;
  • Menor risco de câncer.

Quais são os nutrientes que devem ser monitorados?

Geralmente, as dietas veganas tendem a ser mais baixas em calorias, proteínas, gorduras, vitamina B12, ômega-3, cálcio e iodo, do que dietas omnívoras. No entanto, simultaneamente é observada uma maior ingestão de carboidratos, fibras, micronutrientes, fitoquímicos e antioxidantes.

Problemas de digestibilidade e de absorção de nutrientes podem ser um problema, por isso é muito importante manter um acompanhamento nutricional para evitar possíveis deficiências e para fazer uso de suplementação, caso seja necessário.

Veja quais são os nutrientes que devem ser monitorados, pois eles estão presentes e mais biodisponíveis em alimentos de origem animal:

  • Proteínas
  • Vitamina B12
  • Vitamina D
  • Ferro
  • Zinco
  • Cálcio
  • Iodo.

As dietas vegetarianas estão se tornando mais visíveis, devido à proliferação das mídias sociais como meio de compartilhar informações, experiências e discutir opiniões. Por isso mantenha-se sempre atualizado para proporcionar uma melhor experiência aos pacientes que querem aderir a este estilo de vida.

Dica: faça um e-book de receitas práticas para o dia-a-dia e oriente os seus pacientes sobre os melhores locais para adquirir alimentos e produtos que respeitem a vida animal.

Você é vegetariano ou prescreve esse tipo de dieta no consultório? Quais são as suas maiores dificuldades? Comente abaixo.

Este texto é resultado de uma pesquisa realizada na base de dados PubMed, com o uso de artigos relevantes da área.

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