Calcule tabelas nutricionais de maneira rápida e fácil

Sem categoria

Calcule tabelas nutricionais de maneira rápida e fácil

dietwin
Escrito por dietwin em 11 de setembro de 2019
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Dietwin Rótulo de Alimentos é uma ferramenta online, que tem a finalidade de calcular as informações nutricionais que devem estar presentes nos rótulos dos alimentos embalados, segundo os padrões da ANVISA.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE ROTULAGENS?

Atualmente existem 3 pacotes disponíveis de rotulagem.

TABELA AVULSA: 01 rotulagem nutricional (para 01 produto). Ao adquirir este plano, você tem até 30 dias para gerar a sua tabela.Não permite alteração de receita (em casos de cadastro errado ou falta de algum ingrediente).

ASSINATURA: tabelas ilimitadas durante o período de vigência da assinatura. Neste pacote, você poderá fazer quantas correções forem necessárias.

PACOTE ANUAL: ideal para empresas com grande volume de receitas/ produtos e que queiram acessar o aplicativo simultaneamente por mais de um computador. Ao adquirir este plano, você faz tabelas ilimitadas durante 01 ano.

Você também pode consultar os pacotes de rotulagens diretamente pelo sistema: http://app.dietwin.com.br/comprar

A quem se destina o Rótulo de Alimentos?

Dietwin Rótulo de Alimentos  foi desenvolvido seja para uso de nutricionistas consultores ou profissionais especializados da indústria de alimentos ou empresas de todos os portes, voltadas a produção e ou distribuição de gêneros alimentícios, restaurantes, hospitais, pesquisadores, Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s).

Quais as vantagens do dietWin Rótulo de Alimentos?

Acessibilidade e a disponibilidade, baseada somente em internet (sem a necessidade de instalação de programas);

Estabilidade: com um clique você acessa o Dietwin de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, remotamente, através da Internet;

Segurança e Disponibilidade: estrutura robusta mantida por datacenter robusto. Seus dados são armazenar sempre em um mesmo local, ou seja, na nuvem;

Agilidade:  Acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. Atualizações e upgrades Dietwin: são feitas de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário;

Dispensa: da aquisição de licenças adicionais para um único usuário; da necessidade de manutenção física em redes locais cliente/servidor, bem como a instalação de softwares no computador;

Facilidades para o usuário: cabe ao Dietwin todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, etc. O usuário não precisa mais se preocupar com nenhum destes aspectos, apenas com acessar e utilizar.

O Rótulo produz resultados precisos?

Sim os resultados são precisos. A validação dos resultados nutricionais são gerados a partir da informação nutricional, disponível para consulta e apreciação do avaliador, de acordo com as tabelas internacionalmente aceitas. No entanto, é pertinente validar para a confirmação dos dados de cada ingrediente de acordo com os produtos utilizados.

A declaração da informação nutricional resultante no Dietwin, são valores regidos pela lei da rotulagem – Anvisa, dependentes da correta formulação da receita.

Como funciona o cálculo e análise da Informação Nutricional?

Com uma robusta base de dados em seu núcleo, o sistema é uma poderosa ferramenta para análise da informação nutricional. O programa possui uma análise nutricional avançada de nutrientes, realizada a partir da extensa e meticulosa pesquisa de ingredientes de suas tabelas.

Todos os nutrientes são calculados automaticamente. Os nutrientes obrigatórios são apresentados diretamente nos 3 modelos de rótulos para seleção.

Uma análise completa de 168 nutriente é executada automaticamente a partir do acesso a um banco de dados com mais de 13 mil alimentos para seleção, as informações são resultados de tabelas individualizadas para filtro, aceitas e validadas pela Anvisa entre elas a Tabela Brasileira de composição de alimentos 4a.edição.

De forma a manter a integridade das informações dos resultados calculados a pesquisa de ingredientes permite a formação de uma quarta tabela denominada meus ingredientes construída pela customização dos ingredientes e receitas adicionados.

O Dietwin Rótulo fornece a informação nutricional instantânea proporcionando maior eficiência e lucros aumentados para a sua empresa ou consultoria para a qualidade na emissão de resultados para a rotulagem. Poupa seu tempo e mantêm um absoluto controle da análise de resultados pois evita erros humanos na execução e integridade de cálculos.

Como resultado, você sempre pode ter certeza de que seu alimento é rotulado corretamente e que a sua empresa está em plena conformidade com as exigências da lei.

Como é apresentada a Informação Nutricional?

Informação Nutricional

Uma tela comum apresenta a análise dos resultados nutricionais avaliados para a rotulagem de ingredientes e receitas. Apresentados em blocos para apreciação e definição do Rótulo e da Declaração da Informação nutricional.  

Nesta aba, você verá uma visão geral dos resultados da análise nutricional completa de todos os nutrientes podendo ser selecionado outros além dos obrigatórios destacados.

Observações  um campo que pode ser editado e ajustado,  mostra:

  1. Lista de ingredientes na ordem de suas quantidades (de acordo com RDC 360);
  2. Propriedades nutricionais que foram herdadas dos alimentos da receita.

Nota 1: Estas observações são adicionadas e ajustadas automaticamente no bloco 2 desta tela na Declaração da Informação nutricional.

Nota 2: Observe a descrição dos ingredientes, simplifica seu texto se necessário

  • Informação nutricional: sinaliza todos os resultados de todos os nutrientes da receita que ao serem selecionados são adicionados a Declaração da Informação nutricional na ordem de sua classificação e de acordo com o Modelo de rótulo selecionado. Lembrando que o destaque de um nutriente nutricionalmente relevante deve seguir o estabelecido na RDC 54.
  • Declaração da Informação nutricional: Os nutrientes obrigatórios  são sinalizadas diretamente em um dos modelos de rótulo.
  • Formato dos Modelos de rótulos: podem ser selecionados Modelo vertical A, Modelo vertical B e Modelo Linear.
  • Imprimir relatório: no topo desta tela você encontra o botão para imprimir relatório em arquivo.pdf.

Quais nutrientes constam na Informação Nutricional?

No momento em que as receitas são rotuladas, automaticamente os 7 nutrientes e o valor energético que são obrigatórios pela legislação da ANVISA, irão aparecer na informação nutricional do rótulo:

Posso adicionar outros nutrientes, além dos obrigatórios?

Adicione outros nutrientes se desejar em seu rótulo. Basta ir selecionando um a um em cada modelo de rótulo selecionado (Modelo Vertical A, Modelo Vertical B e Modelo Linear).

Como é declarada a Informação Nutricional Complementar (INC)?

O Dietwin Rótulo, permite com grande exclusividade efetivar a declaração da Informação Nutricional Complementar de suas receitas!

As Propriedades nutricionais são herdadas dos ingredientes, permitindo desta forma, muito mais facilidades para interpretar e obter resultados rapidamente e facilmente para a rotulagem de alimentos.

Os ingredientes do banco de dados do dietWin Rótulo, contemplam tais informações, como: contém glúten, contém açúcar, contém sal, ou ainda, a lista de aditivos alimentares, entre outras propriedades nutricionais.

Caso você queira adicionar novos dados referentes à Informação Nutricional Complementar, basta adicioná-los no momento em que está gerando a rotulagem. O campo Propriedades nutricionais, fica juntamente com os ingredientes, dentro do campo observações.

O que é Informação Nutricional Complementar?

A INC, também chamada de declaração de propriedade nutricional ou de alegação nutricional, é a informação utilizada para descrever o nível absoluto ou relativo de determinados nutrientes ou valor energético presente em alimentos. A INC é utilizada pelos fabricantes de forma opcional.

A INC pode se classificada em dois tipos: (a) INC de conteúdo absoluto e (b) INC de conteúdo comparativo.

A INC de conteúdo absoluto é aquela que descreve a ausência ou a presença (baixa ou elevada quantidade) de determinados nutrientes ou valor energético presentes no alimento. Exemplos deste tipo de INC incluem as alegações: não contém açúcares, sem gordura trans, baixo em calorias, fonte de cálcio, alto teor de fibras e rico em ferro.

A INC relativa ou de conteúdo comparativo é aquela que compara o nível de um ou mais nutrientes ou valor energético presentes no alimento em relação ao nível encontrado no alimento de referência, tais como: reduzido em calorias, reduzido em açúcares, aumentado em ferro.

Como rotular a receita de acordo com a Lei dos Alergênicos?

1º – Você deve ter conhecimento da legislação da ANVISARDC nº 26/2015, que tem como objetivo, garantir que os consumidores tenham acesso a informações corretas, compreensíveis e visíveis sobre a presença dos principais alimentos que causam alergias alimentares na rotulagem dos alimentos embalados.

2º – Deverá conhecer os alimentos alergênicos de acordo com a RDC. Os principais alimentos causadores de alergia são:

Trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas);  crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos;  amêndoa; avelã; castanha  de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas. Esses alimentos também são reconhecidos pelo Padrão Geral para Rotulagem de Alimentos Embalados do Codex Alimentarius como os principais alergênicos alimentares.

Além disso, o látex natural foi incluído em função do disposto na Lei n. 12.849/2013 e das evidências técnico-científicas avaliadas, que demonstraram que essa substância ou derivados podem ser utilizados em alimentos e desencadear alergias alimentares.

No Rótulo de Alimentos alguns alimentos foram cadastrados com características nutricionais que podem incluir as alergias alimentares, exemplo: “contém proteína do leite”.

Onde será visualizada esta informação?

Quando a receita é rotulada, no campo “Observações” é possível verificar o aviso dos ALERGÊNICOS. Caso queira realizar alguma alteração neste campo, é possível modificar manualmente.

No rótulo, o aviso aos ALERGÊNICOS aparecem por último, logo após os ingredientes:

De quem é responsabilidade técnica sobre a declaração do rótulo?

A rotulagem nutricional não está prevista como atividade privativa do nutricionista na Lei nº 8234/1991, que regulamenta a profissão de nutricionista, portanto, pode ser realizada por outros profissionais.

Responsável Técnico sobre a declaração do rótulo é o profissional que está realizando a receita e consequentemente gerando a informação da rotulagem nutricional da mesma. O sistema Rótulo Web gera somente a informação nutricional, porém a empresa que está contratando os serviços de rotulagem que deverá eleger um Responsável Técnico.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.