Informação Nutricional: quais são os itens obrigatórios?

Sem categoria

Informação Nutricional: quais são os itens obrigatórios?

dietwin
Escrito por dietwin em 11 de setembro de 2019
TABELA NUTRICIONAL

Quer saber como montar tabelas nutricionais de maneira rápida sem ter que fazer cálculos? Informe o seu e-mail e pressione o botão ao lado.

Você sabe quais são os itens obrigatórios que devem constar na Informação Nutricional das suas receitas ou produtos de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária?

Por Claudia Kirst.

A complexidade da lei de rotulagem obrigatória de alimentos requer um profundo entendimento das resoluções envolvidas. O software Dietwin, no mercado desde 1994, desenvolvido pela nutricionista Carmen Suzana Reinstein, especializou-se no desenvolvimento de ferramentas na área da nutrição e apresenta-se hoje, como um simplificador, otimizando, padronizando e qualificando os procedimentos para o cálculo das informações nutricionais, além de facilitar a interpretação da lei e imprimir confiabilidade aos dados apresentados.

O principal objetivo do sistema Tabela Nutricional é criar condições operacionais para que os fabricantes possam calcular as fórmulas de seus produtos de acordo com a lei da rotulagem.

Hoje, de acordo com a ANVISA devem constar no rótulo de gêneros alimentícios os seguintes itens:

  • Porção: Quantidade de um alimento, em gramas (g) ou mililitros (ml), que normalmente uma pessoa sadia, maior de 05 anos e com bom estado nutricional deve consumir, por vez, para compor uma alimentação saudável.
  • Medida Caseira: Quantidade da porção de um alimento informada em medidas caseiras (xícara, fatia, colher de sopa, entre outras).
  • Composição de nutrientes: Valor energético, Carboidratos, Proteínas, Gorduras totais, Gorduras saturadas, Gorduras trans, Colesterol, Fibra alimentar total e Sódio.
  • % Valores Diários (%VD): É um valor, em percentual, que indica o quanto um produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 calorias.
  • Lista de Ingredientes: É a lista de todos os ingredientes que compõem a receita, apresentada em ordem decrescente.
  • Aditivos Alimentares: Todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos sem o propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou manipulação de um alimento. 
  • Aromatizantes: Aromas adicionados a preparações (naturais ou artificiais) que devem ser declarados na informação nutricional, depois dos ingredientes. Esta informação pode ser adicionada manualmente em nosso sistema.
  • Alérgicos: Alimentos com potencial alergênico, como contém ovos, amêndoas, soja, entre muitos outros.
  • Características Nutricionais: Conteúdo de glúten, lactose, fenilalanina, proteína do leite, entre muitas outras.

Mas fica tranquilo (a)! O nosso sistema gera as informações nutricionais obrigatórias de forma automática, ou seja, mais uma facilidade e confiabilidade para os seus produtos.

É importante salientar que o Dietwin não se responsabiliza pelas informações geradas. O usuário do sistema é entendido como o responsável técnico pela informação nutricional.

Outros itens podem ser adicionados de forma a complementar os obrigatórios. Aguarde o próximo post

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dúvidas? Entre em contato

Realizamos o suporte via e-mail.