4 dicas para agendar mais consultas a partir do contato telefônico

Existe uma situação que acontece em todo consultório de nutrição e que pode representar um verdadeiro obstáculo ao sucesso do profissional.

Estamos nos referindo àquelas consultas que sequer são realizadas, ficam apenas na intenção do paciente potencial. Funciona assim: o paciente liga para o consultório, pergunta o valor da consulta e desliga sem agendar o atendimento.

Esse cenário bastante comum pode ser evitado por meio da implementação de algumas medidas. Então se você deseja agendar mais consultas a partir do contato telefônico, continue a leitura e veja 4 dicas para alcançar esse objetivo!

1. Invista na capacitação das secretárias

A rotina em um consultório de nutrição é bastante corrida e talvez por esse motivo o profissional não tenha tempo suficiente para refletir sobre certos aspectos da gestão de seu estabelecimento. Apesar disso, nada deve ser empecilho para investir na capacitação das secretárias, pois essa é uma questão vital.

Tenha em mente que o primeiro contato do paciente acontece justamente por telefone e é com a secretária que ele vai conversar. Independentemente de o consultório ter uma boa reputação, uma página na internet e um bom trabalho nas redes sociais, o contato humano nunca deve ser menosprezado.

Dessa forma, a secretária precisa estar devidamente capacitada para oferecer um bom atendimento, esclarecer dúvidas, contornar objeções e deixar, desde o primeiro momento, uma excelente impressão. Por esse motivo, vale investir em cursos e palestras para todos os profissionais que trabalham no consultório.

2. Aposte na educação e presteza no atendimento

Embora já tenhamos mencionado a importância da capacitação, é fundamental observar também outros aspectos que ultrapassam a qualificação das secretárias por meio de treinamentos e cursos.

Uma questão que merece bastante atenção diz respeito à educação no trato com os pacientes e também à presteza no atendimento. Observe que oferecer um atendimento educado e eficiente vai muito além do protocolo básico, de “bom dia” e “boa tarde”, “pois não” e “um minuto por favor”. Na verdade, essas expressões representam o mínimo do que pode ser feito em um atendimento.

Contudo, para ganhar o paciente e conseguir agendar a consulta é preciso muito mais! É necessário encantá-lo, ter um tom de voz amistoso e convidativo, chamar o cliente pelo nome e evitar deixá-lo esperando na linha por mais de 20 segundos.

3. Elucide dúvidas com clareza e rapidez

Muitos pacientes ligam para o consultório cheios de dúvidas, querendo informações um pouco mais demoradas do que simplesmente marcar a consulta.

É nesse momento que a habilidade da secretária será testada, pois ela deve estar plenamente capacitada para responder as perguntas e induzir o paciente ao agendamento.

É preciso ainda que a secretária esteja preparada para contornar objeções, como reclamações sobre o preço da consulta, e demora nas remarcações ou sobre a qualificação do nutricionista.

4. Use a tecnologia para melhorar o atendimento

Outro aspecto extremamente relevante para a secretária conseguir agendar mais consultas é o investimento em tecnologia visando à melhoria do atendimento. Nesse sentido, ter mais de uma linha telefônica é praticamente imprescindível, afinal um telefone que só dá ocupado pode resultar em muitas desistências.

Além disso, um recurso interessante é utilizar um bom software para administrar a agenda, reunir informações dos pacientes e otimizar o atendimento.

Assim, se você seguir nossas dicas, com toda certeza o número de pacientes do seu consultório vai aumentar!

Agora que você já conhece 4 dicas para agendar mais consultas a partir do contato telefônico, continue a leitura e descubra 6 dicas infalíveis para otimizar sua agenda de consultas!

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