5 tendências de nutrição para ficar de olho

0

Dentre as promessas de ano novo que costumamos fazer, uma é quase universal: começar o ano se alimentando melhor. Se por um lado essa resolução logo é esquecida por algumas pessoas, muitas se mantêm persistentes e focadas no seu objetivo, transformando seus hábitos alimentares em busca de mais saúde, vitalidade e disposição. Para orientar melhor os pacientes na conquista de seus objetivos, confira algumas tendências de nutrição que prometem estar presentes em 2016:

Dieta vegetariana ou vegana

Uma tendência que tem crescido muito é a dieta vegetariana ou vegana, com restrição de consumo de produtos de origem animal. Não importa o motivo, que pode ir desde à preocupação com o meio ambiente até a busca por um estilo de vida mais saudável, passando, é claro, pela preocupação com o bem estar dos bichinhos. Mas seguir uma dieta vegetariana ou vegana exige um bom acompanhamento nutricional e substituições inteligentes para suprir as necessidades de proteínas e minerais que seriam fornecidos pelas carnes numa dieta tradicional.

Alimentos orgânicos

A busca por alimentos orgânicos, livres de resíduos de pesticidas e produtos químicos usados nas plantações, tem crescido cada vez mais, e as frutas, verduras e hortaliças cultivadas pela agricultura familiar tem grande participação nesse mercado. Com o aumento da procura, o preço dos orgânicos tende a diminuir, tornando-os mais acessíveis a todos. Os produtos orgânicos são mais saborosos, tem um aroma mais intenso, evitam a contaminação química do solo, da água e dos animais e são mais nutritivos que os alimentos cultivados com agrotóxicos, trazendo benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos.

Congelados saudáveis

Na contramão dos congelados tradicionais, com altos teores de sódio, gordura e adição de conservantes e aditivos químicos, surgiu uma tendência que tem crescido muito entre os consumidores que buscam praticidade e saúde em suas refeições: os congelados saudáveis. Preparados com ingredientes naturais e com valor nutricional maior que os processados, os pratos congelados podem ser conservados por vários meses no freezer e ficam prontos rapidamente quando aquecidos no microondas. Para avaliar e deteminar se um congelado é saudável, é preciso analisar os dados no rótulo: sua composição nutricional, origem dos ingredientes e modo de preparo.

Compras pela internet

A vida moderna também exige outro tipo de solução prática quando pensamos em alimentação. As compras pela internet são uma tendência mundial, e se antes elas se resumiam a livros de DVDs, hoje em dia é possível comprar de tudo online: pratos prontos, cestas de produtos orgânicos, produtos veganos, suplementos e vitaminas que podem fazer parte de uma alimentação saudável e balanceada.

Dieta do DNA

Após fazer sucesso entre algumas celebridades que tiveram bons resultados com a novidade, a dieta do DNA, ou dieta do perfil genético, é a nova tendência entre as pessoas que buscam perder peso e conquistar uma vida saudável. O perfil genético, traçado a partir de um exame simples, permite identificar características individuais importantes e pode ser uma boa maneira de direcionar a dieta para suprir suas necessidades nutricionais e conquistar seus objetivos. Nesse caso, um atendimento personalizado é indispensável para analisar os hábitos alimentares do paciente e propor mudanças viáveis e duradouras.

E você, conhece alguma tendência de nutrição que promete fazer sucesso em 2016? Conte pra gente nos comentários, e não deixe de assinar nossa newsletter para se manter por dentro de todas as novidades!

Comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.