A importância de compreender as informações do rótulo de alimentos

0

O rótulo de alimentos é uma importante fonte de informações para o paciente, contendo os ingredientes, a data de validade e demais informações nutricionais sobre aquele alimento. Eles ajudam a esclarecer dúvidas e compreender melhor o que estamos comendo, por isso é muito importante prestar atenção nesse detalhe na hora de escolher os alimentos na prateleira do supermercado.

Quer entender melhor sobre a importância de ler os rótulos? No texto de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre cada informação que aparece no rótulo e a maneira mais fácil de fazer com que o paciente faça escolhas conscientes.

Informações primordiais no rótulo de alimentos

A classificação do tamanho da porção de cada alimento a ser ingerida, em gramas ou mililitros, é de extrema importância para quem está fazendo dieta ou acompanhamento nutricional. É necessário que o paciente atente-se aos tamanhos e número de porções, pois são nelas que ele se baseará para saber a quantidade média do alimento a ser consumido.

É importante frisar também os valores diários de cada produto, que mostram a referência de energia de alguns nutrientes, gorduras saturadas, sal, açúcares e outras substâncias que são fornecidas por uma porção do alimento.

Esses percentuais ajudarão o paciente a decidir se um alimento é bom ou ruim para determinada dieta. Além disso, essas informações te darão a credibilidade necessária para que ele confie em você!

Nutrientes Obrigatórios

Carboidratos

A quantidade de calorias, medida usada para expressar o valor energético de cada alimento, é uma informação que deve estar presente nos rótulos de alimentos e deve ser levada sempre em conta. Saber quantas calorias estão presentes em alimentos e bebidas pode ajudar a fazer escolhas mais conscientes para uma vida muito mais saudável.

A principal fonte de calorias para o corpo provém dos carboidratos. Eles são substâncias importantes, que servem como fonte de energia para atividades físicas e atividades básicas do dia a dia. Os carboidratos, geralmente, são encontrados em alimentos que possuem frutose, alto teor de açúcar e massas em geral. A nutrição esportiva, modalidade em voga nos dias de hoje, deve-se atentar especialmente a esse tópico, pois o consumo de carboidratos é muito importante para os atletas.

Gorduras trans

As gorduras trans são usadas na indústria alimentícia para ajustar a textura de alguns alimentos e fazer com que eles durem mais tempo e fiquem mais saborosos. Ela é uma grande inimiga das dietas saudáveis, pois não é sintetizada pelo organismo e, por essa razão, não deveria ser consumida nunca.

Esse tipo de gordura pode causar uma série de prejuízos à saúde em geral — o aumento do colesterol ruim (LDL), do triglicérides e ganho de gordura localizada são acarretados pelo consumo da gordura trans.

Sódio

O Sódio nada mais é que o principal componente do sal, um ingrediente importante para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, desfavorável a saúde. É recomendado que um adulto consuma 2g de sódio por dia — o equivalente a, aproximadamente, 5g de sal de cozinha.

Os pacientes devem prestar atenção redobrada nos rótulos dos alimentos em relação a esses dois componentes. Se possível, os pacientes devem ser orientados a evitar sempre a gordura trans e procurar pelos produtos com teores de sódio reduzidos.

Os rótulos de alimentos apresentam informações necessárias para quem quer seguir uma boa dieta e levar uma vida saudável. Em nosso software Rótulo de Alimentos os profissionais da nutrição poderão executar de forma rápida e prática o cálculo nutricional baseando-se na ficha técnica de cada alimento. Além disso, o programa conta com outras funcionalidades importantes que te auxiliarão durante a consulta. Faça um teste em nossa plataforma online!

Gostou das nossas dicas? Aproveite-as com seus clientes e compartilhe suas opiniões nos comentários!

Comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.