Confira 4 dicas para diminuir o atraso em consultas no seu consultório

O atraso em consultas, assim como as faltas, são condutas bastante corriqueiras no dia a dia dos consultórios de nutrição. Por esse motivo é muito importante estar preparado para lidar com esse tipo de situação, uma vez que, sem um planejamento adequado, casos assim podem comprometer toda a agenda do dia.

Um dos principais problemas decorrentes dos atrasos é adiar a consulta dos pacientes que são pontuais. Contudo, sabemos que existem muitos outros aspectos envolvidos nessa questão.

Pensando nisso, vamos apresentar 4 dicas práticas para evitar e/ou diminuir ao máximo o atraso em consultas! Confira agora!

1. Seja você mesmo o exemplo de pontualidade

É fundamental que o nutricionista saiba gerenciar o próprio tempo, de modo que não se atrase para as consultas. Essa conduta demonstra comprometimento e respeito pelos pacientes e estabelece, ainda que de forma inconsciente, um padrão de comportamento a ser adotado.

Se o paciente sempre for atendido no horário marcado, ele estará ciente, de antemão, que não pode se atrasar, o que é excelente para manter o controle da agenda sem maiores transtornos.

2. Estabeleça um procedimento de confirmação prévia das consultas

Independente do exemplo do nutricionista em relação à pontualidade é vital implementar um procedimento de confirmação prévia das consultas. Ligar no dia anterior para confirmar é uma prática muito adotada e que vale a pena ser mantida no consultório.

Mas, felizmente, a modernidade trouxe outros meios de comunicação que também costumam ser bastante eficazes, principalmente por serem mais diretos. Logo, é válido pedir autorização aos pacientes para enviar mensagens por whatsapp, por exemplo, como um recurso extra para evitar faltas e atrasos.

3.Tenha uma política definida sobre ausência e atrasos

Ainda com o objetivo de eliminar de uma vez por todas os problemas gerados por faltas e atrasos, é muito interessante estabelecer uma política interna sobre essa questão. Nesse sentido, é possível estabelecer uma pequena multa para ausências que não foram justificadas ou comunicadas e, ainda, determinar o prazo máximo de tolerância para atrasos.

Entretanto, para que a política seja respeitada, é preciso que ela seja informada desde o primeiro contato com o paciente, ainda que seja de fácil visualização quando ele estiver no consultório.

Para facilitar esse entendimento, pode existir algum cartaz na parede ou um pequeno display na mesa da recepcionista. O importante é garantir que o paciente não apenas tome conhecimento da política adotada pelo consultório, como entenda tudo que está envolvido.

4. Desenvolva uma relação de confiança e parceria

É necessário desenvolver uma relação de confiança e parceria com os pacientes, de modo que eles se sintam desconfortáveis ao simplesmente pensar em “falhar” com o profissional.

Para que esta relação aconteça com naturalidade é fundamental oferecer um atendimento personalizado e humanizado, por meio do qual o paciente realmente sinta que suas necessidades, dúvidas e anseios estão sendo atendidos.

Esse sentimento de amparo aumenta o comprometimento do paciente com o nutricionista, diminuindo as chances de faltas e atrasos ocorrerem. Uma vez que esta relação paciente-nutricionista deixa de ser meramente burocrática e se torna um pouco mais próxima e pessoal, todos têm a ganhar!

Agora que você já sabe as nossas 4 dicas para diminuir o atraso em consultas no seu consultório, continue a aprender mais e conheça 4 ações para fidelizar pacientes!

 

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