Entenda a importância de manter o cadastro de pacientes atualizado

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Os pacientes são os propulsores de qualquer clínica ou consultório nutricionista. Com a ausência ou a diminuição deles, o consultório fica vazio e, consequentemente, por falta de recursos, as portas serão fechadas. Existem várias medidas a serem tomadas para que isso não aconteça, mas, entre elas, há uma muito importante e que faz toda a diferença: o cadastro de pacientes.

Ele é essencial para que você tenha um relacionamento com seus pacientes e facilita o contato em importantes ocasiões. É possível, por exemplo, inserir as informações em um banco de dados em seu sistema, para que a sua base de contatos esteja sempre atualizada. Separamos para você alguns pontos que tratam da forma como o cadastro pode ser utilizado para a fidelização. Acompanhe!

Comunique seus pacientes sobre os retornos

Você pode criar uma data para retorno, quando registrar uma nova consulta em sua agenda online. Dessa forma, quando a data estiver se aproximando, será possível entrar em contato com esse paciente. Além disso, você poderá enviar um SMS, mandar uma mensagem no WhatsApp ou optar por fazer uma chamada telefônica.

É só consultar as informações no sistema e entrar em contato para lembrá-lo de como é importante visitar o nutricionista regularmente. Lembre-se de que manter um paciente é mais fácil do que atrair novos e você pode fazer isso facilmente, com a lista de contatos atualizada.

Envie mensagens de aniversário

Com o cadastro de pacientes atualizado, você também tem a vantagem de poder enviar mensagens de aniversário, via SMS ou WhatsApp. Assim, seus pacientes terão uma lembrança de seu consultório nesse dia tão especial, e as mensagens de aniversário têm mesmo esse objetivo de aproximá-lo e criar laços entre vocês.

Essa estratégia de envio de mensagens e e-mails para os aniversariantes tem um alto poder de engajamento com os pacientes. Apesar de ser um simples gesto, pode aumentar a satisfação deles com seu consultório ou clínica. 

Faça campanhas de marketing

Se você tem a intenção de estreitar ainda mais os laços com os pacientes e não somente enviar mensagens de felicitações, pode lançar campanhas voltadas para o marketing. A diferença é que, nesse caso, o maior objetivo é vender seu serviço.

A maneira como você vai se conectar com os seus pacientes depende, basicamente, de a sua lista de contatos estar sempre atualizada — seja por meio de um e-mail, seja por meio de uma mala direta, seja por meio de Inbound Marketing. 

Com o dia a dia corrido das pessoas, é muito importante que o conteúdo seja relevante e interessante para prender a atenção do seu público, sem ser cansativo. Dê dicas de consumo saudável, fale sobre os benefícios de um bom plano de alimentação e envie mensagens em datas comemorativas.

Em síntese, é muito importante investir no relacionamento com seus pacientes a fim de que seu consultório tenha sucesso, já que a prática fideliza seu público e estimula-o a indicar o seu trabalho para outras pessoas, que se tornarão novos pacientes. Por meio de um cadastro de pacientes atualizado e uma boa gestão de comunicação, pode ter certeza de que os resultados virão.

Agora que você sabe a importância de manter o cadastro de seus pacientes, já pode entrar em contato conosco! Basta acessar nossa página!

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