Exame de Bioimpedância: descubra como funciona

0

Na hora de iniciar uma dieta, muitas pessoas focam apenas em uma meta: perder peso. O que mais querem é perder quilos, e de forma bem rápida de preferência. Porém, é sempre importante lembrá-las de que o peso trata-se não só de quantidade, mas também de qualidade, característica que pode ser avaliada a partir do exame de bioimpedância.

A bioimpedância é um exame que avalia a composição corporal de uma pessoa por meio da passagem de uma corrente elétrica imperceptível pelo corpo.

É interessante que o exame seja realizado no consultório do nutricionista, pois a partir de seus resultados, estratégias diferentes de alimentação podem ser traçadas. Porém, também pode ser feito em clínicas de estética ou academias. Quer saber mais? Então acompanhe este artigo!

O que se avalia na bioimpedância?

Com um único exame de realização rápida, podem ser determinados os seguintes parâmetros:

  • peso corpóreo;
  • Índice de Massa Corpórea (IMC);
  • quantidade de massa magra (massa muscular);
  • quantidade de massa de gordura corporal;
  • quantidade de água corporal;
  • percentual de gordura corpórea;
  • taxa de metabolismo basal;
  • relação cintura-quadril;
  • impedância de cada segmento (membros, abdômen).

Como funciona?

A bioimpedância pode ser realizada por dois métodos. No primeiro, o paciente se mantém deitado em uma maca, com dois eletrodos na mão e dois no pé, conectados a um aparelho específico de bioimpedância que contém suas informações (peso, altura, sexo, etc.). A corrente elétrica passa entre os eletrodos, fornecendo os resultados.

No segundo método, é utilizada uma balança de bioimpedância. O paciente se posiciona nela, e a corrente elétrica passa através dos pés e das mão.

Em ambos os métodos, a corrente passa através da água presente no corpo, que é condutor elétrico. O exame dura cerca de 5 minutos.

Por que fazer?

A análise feita pelo exame de bioimpedância permite avaliar a condição do corpo no momento. Ela guia o tipo de dieta específico para aquela pessoa (dieta para ganho de massa muscular, para perda de gordura corporal, entre outros), proporcionando um atendimento individualizado.

É um método mais apurado e confiável que o uso do adipômetro para avaliação da composição corporal. Além disso, permite um acompanhamento mais minucioso das mudanças corporais, monitorando o ganho ou perda da massa muscular e de gordura.

É bastante utilizado por atletas, mas também é muito útil para pessoas que desejam emagrecer ou ganhar massa muscular de forma saudável.

Quais são as recomendações antes do exame?

Apesar de o exame ser rápido e indolor, ele é contraindicado para gestantes, portadores de marca-passo e pessoas com pinos e placas metálicas.

Deve-se seguir algumas recomendações para garantir que o exame reflita fielmente a composição corporal:

  • não consumir bebidas alcoólicas 48 horas antes do exame, pois elas causam desidratação;
  • fazer jejum de 4 horas antes do exame;
  • evitar realizar o exame durante o período menstrual, devido à retenção de líquidos;
  • não consumir bebidas diuréticas na semana anterior ao exame;
  • ir ao banheiro pelo menos 20 minutos antes do exame.

O exame de bioimpedância reflete o momento atual da composição corpórea, mas sua melhor utilização é feita se for repetido de tempos em tempos. Assim, é possível determinar, com certeza, se a dieta e/ou exercícios estão tendo resultados no corpo da pessoa. O que é muito importante também para manter o paciente motivado.

Gostou de saber mais sobre a bioimpedância? Ainda tem dúvidas na questão da composição corporal? Deixe agora o seu comentário com a dúvida que logo responderemos!

Comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.