Instafitness: aliados ou inimigos da nutrição?

0

A busca por uma vida saudável, bons hábitos de alimentação e uma rotina de exercícios físicos tem motivado a ascensão de uma nova categoria de celebridades da internet. São as instafitness — mulheres à frente de blogs, canais do YouTube e páginas em redes sociais da internet que compartilham diariamente detalhes da rotina de atividades físicas, dão dicas fitness e compartilham receitas de dieta.

Mas, afinal, as musas instafitness são aliadas ou inimigas da nutrição? Confira o post de hoje e entenda mais sobre o assunto:

Exercícios

As musas instafitness estão sempre ligadas nas novidades do universo das atividades físicas. Treino funcional, crossfit e exercícios ao ar livre são algumas das atividades que as celebridades fit da Internet vivem praticando e registrando.

Por isso, acompanhar o Instagram das musas fitness é uma ótima forma de conhecer novas modalidades esportivas para incentivar os seus pacientes a encontrar uma atividade física interessante para potencializar os resultados do plano alimentar.

Receitas Instafitness

Uma das vantagens de seguir as musas instafitness é que elas costumam ter bastante criatividade para testar receitas leves e diferentes que podem, sim, ser boas aliadas na hora de montar planos alimentares interessantes para os seus pacientes não se cansarem da dieta.

Embora nem tudo o que as instafitness falam sobre nutrição possa ser seguido à risca, é possível se inspirar nas as receitas compartilhadas no Instagram para montar cardápios interessantes e diversificar a dieta dos seus pacientes. Afinal, a monotonia do cardápio é uma das principais reclamações dos pacientes em dieta!

Dieta

As dicas de dieta e nutrição das instafitness podem ser um verdadeiro pesadelo para os profissionais da nutrição. Se prepare para ouvir pacientes dizendo que a fulana recomendou este ou aquele alimento e que tal coisa é imprescindível para quem quer emagrecer.

Nestes casos, tenha paciência para explicar ao seu paciente que a dieta que funciona para as celebridades do Instagram pode não ser adequada para eles e reforce que somente um profissional qualificado em nutrição é capaz de elaborar um plano de alimentação saudável.

Suplementação

O alerta da dieta também vale para a suplementação. Os suplementos alimentares estão na moda e muita gente acaba comprando esses produtos por indicação das famosas do instafitness.

Este é um motivo a mais para ter atenção redobrada com os pacientes que chegam ao consultório falando sobre os suplementos. É preciso ter paciência para explicar os efeitos do uso dessas substâncias e, principalmente, alertar sobre os riscos de comprar suplementos sem indicação profissional.

As famosas instafitness podem ser grandes aliadas dos nutricionistas, mas também podem interferir no seu trabalho ao divulgar dicas de nutrição e suplementação que podem acabar influenciando os pacientes. Por isso, é importante valorizar o seu trabalho e reforçar aos pacientes que essas pessoas, na maioria das vezes, não têm formação em nutrição e não têm conhecimento especializado para dar dicas.

Tenha paciência com seus pacientes que querem seguir as dicas de nutrição das musas do Instagram e aproveite esses perfis para diversificar as suas receitas leves e elaborar planos nutricionais mais interessantes e saborosos.

E então, gostou das dicas de hoje? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre o universo da nutrição!

Comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.