Peso ideal durante a gravidez: cuidados para manter o controle

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Quando a mulher engravida, seu corpo passa por inúmeras transformações a fim de promover a geração de uma nova vida.

Uma delas é o aumento de peso, provocado não apenas pela presença do feto, mas também por outros fatores como: placenta e líquido amniótico, hábitos alimentares, aumento dos seios, retenção de líquidos e volume de sangue no corpo.

Acompanhar essa evolução por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) anterior à gestação e da tabela de ganho de massa é fundamental, pois é preciso manter o peso ideal durante a gravidez para cada mulher, afinal, seu excesso pode provocar complicações no parto, além de fazer a criança desenvolver doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes.

Abaixo nós reunimos alguns cuidados que auxiliam a manutenção desse controle. Acompanhe!

Prática de exercícios físicos

Exercitar-se regularmente é uma ótima maneira da gestante controlar o peso, queimar calorias e preparar seu corpo tanto para o parto quanto para os momentos posteriores, como a amamentação, por exemplo.

Além disso, a prática regular de uma atividade física ajuda a diminuir as dores lombares e os inchaços, melhora a circulação sanguínea e ainda ajuda a combater e prevenir a diabetes e a hipertensão gestacional.

Uma boa opção é praticar exercícios aeróbicos que promovem baixo impacto, como a hidroginástica, a caminhada ou a natação.

Alimentação diversificada e balanceada

O papel da alimentação é fundamental, não apenas para manter o peso ideal durante a gravidez, mas também fornecer todos os nutrientes necessários para a formação do bebê.

As vitaminas A, B6, D, E e K, o zinco, o fósforo, o ácido ascórbico, o ácido fólico, o cálcio e o iodo são alguns exemplos que possuem funções bastante específicas no desenvolvimento fetal e na saúde da gravidez.

Por isso, é indispensável que a futura mamãe tenha refeições balanceadas e diversificadas que incluam oleaginosas, frutas, cereais, produtos integrais, carnes, verduras e laticínios na quantidade recomendada pelo nutricionista que a acompanha.

Em paralelo a isso, a redução do consumo de açúcar, cafeína, sal e gorduras saturadas também é essencial, pois eles ajudam no ganho de sobrepeso.

Lembrando também que é importante ter orientações sobre o tamanho das porções para não haver exageros e prejudicar a digestão.

Outros pontos são mastigar bem e tranquilamente cada alimento — já que isso estimula a sensação de saciedade —, além da obrigatoriedade de não pular refeições e ter horários estabelecidos para café da manhã, almoço, jantar e pequenos lanches.

Hidratação constante

A ingestão de água também deve aumentar durante a gravidez, pois ela tem um papel primordial em melhorar a circulação sanguínea, estabilizar a pressão arterial, eliminar toxinas que podem provocar infecções urinárias, assim como aumentar a irrigação do útero e da placenta.

Mas não só isso. Manter-se hidratada é importante para a grávida, pois o seu organismo funcionará melhor, especialmente durante a digestão.

Como resultado, a água ajuda a combater a constipação e a retenção de líquido promovida pelos hormônios da gestação, como a progesterona, o que acaba ajudando a controlar e diminuir o peso.

Com um bom plano nutricional e a inclusão das demais sugestões que demos neste texto, é possível manter o peso ideal durante a gravidez e garantir que essa etapa da vida da paciente seja tranquila e completamente saudável.

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