Por que as pessoas mais procuram os nutricionistas?

0

Engana-se quem crê que todos que procuram os nutricionistas desejam diminuir os números da balança e reduzir as medidas do corpo. Ao contrário! O que tem se observado no momento é que muita gente recorre a esse profissional por motivos diversos que não o peso.

Por que as pessoas mais procuram os nutricionistas? Busca por uma alimentação mais saudável e balanceada, adoção de um estilo de vida vegetariano, atenuação de alergias desagradáveis e limitadoras e até melhora do rendimento esportivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Prossiga com a leitura e descubra algumas das principais razões pelas quais as pessoas têm investido no acompanhamento de um profissional da nutrição.

Prato equilibrado, nutrientes certos

Você certamente já deve ter se deparado alguma vez com imagens que ilustram com precisão o que deve ou não entrar no nosso prato e em que quantidade. Mas balancear carboidrato, proteínas e vitaminas pode ser uma tarefa bastante complicada para quem não está familiarizado com o assunto.

Por onde começar? Arroz e batata podem ir juntos? Quantas porções de frutas devo ingerir por dia? O que é melhor comer perto da hora de dormir? Um nutricionista qualificado pode responder a todas essas dúvidas e ainda ajudar aqueles em busca de uma alimentação completa e equilibrada. Nada de deixar nutrientes de fora ou se exceder nas calorias!

Zero Carne

Uma dos principais dilemas de todo vegetariano é: de onde obter as proteínas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo? Isso mesmo, bife, frango e peixe são excelentes fonte de proteínas, mas é possível obter esse nutriente a partir de alimentos de origem vegetal? A resposta para essa perguntas jaz em grãos como o feijão, a lentilha e o grão de bico, além da proteína de soja e vegetais como a couve.

Um profissional da nutrição poderá auxiliar um aspirante a vegetariano a fazer as trocas e as escolhas corretas evitando, dessa forma, eventuais deficiências nutricionais.

Bons resultados na malhação

Quem malha ou pratica esportes também pode precisar de acompanhamento de um nutricionista. Uma dieta correta, elaborada de acordo com os exercícios feitos e os gastos energéticos de cada um pode potencializar o desempenho e ajudar o atleta (ou mesmo amador!) a alcançar os melhores resultados.

Se o objetivo é correr melhor e mais rápido, a dieta será uma, para ganho de massa muscular, o plano alimentar será outro. Para saber mais sobre o assunto, confira nosso post sobre Nutrição Esportiva.

Controlando doenças

Pressão alta e diabetes são algumas das doenças que exigem do paciente uma dieta especial. Quem é hipertenso deve maneirar bastante no sal e estar atento ao sódio escondido nos alimentos industrializados (por exemplo, os salgadinhos e refeições congeladas).

Quem é diabético precisa manter uma dieta equilibrada, sem açúcares adicionais e excesso de gorduras. Tudo isso pode ser melhor alcançado com o auxílio profissional de um nutricionista, que vai elaborar um plano alimentar completo de acordo com as limitações de cada doença.

Momentos especiais

Como é de se esperar, nossas necessidades nutricionais na infância são bem diferentes daquelas da vida adulta. O mesmo ocorre na terceira idade e também no período de gravidez e amamentação da mulher.

Um bom profissional da nutrição poderá ajudar a elaborar uma dieta especial e adequada para cada uma dessas diferentes etapas da vida.

E então, está convencido dos vários motivos pelos quais as pessoas procuram os nutricionistas? Você conhece alguma outra razão que ficou de fora dessa lista? Deixe aqui nos comentários e aproveite para curtir a nossa página no Facebook! 

Comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.