Saiba como fazer o controle de pacientes pelo celular

O segredo do sucesso de uma dieta, todos sabem, é a adesão. Para isso, o nutricionista precisa estar próximo para fazer um bom controle de pacientes, não os deixando desanimar nem perder o foco. No meio das inúmeras tarefas do dia a dia, dar essa atenção é complicado. Mas você já pensou que o celular pode ser um aliado nessa missão? A tecnologia facilita a vida tanto do profissional como do paciente.

Quer saber como você pode usar o seu smartphone para ajudar no seu trabalho? Leia nossas sugestões no post!

Tecnologia nas áreas da saúde

Em grande parte das vezes, o intervalo entre uma consulta nutricional e o retorno costuma ser de mais ou menos um mês. Isso é tempo suficiente para o paciente começar a alcançar alguns objetivos, mas também de começar a desanimar da dieta e acabar não voltando nunca mais.

Também é tempo suficiente para ele ter dúvidas que, se não forem sanadas com rapidez, poderão interferir no andamento da dieta. Se a situação envolve questões de saúde, como diabetes e hipertensão, o problema pode ter consequências ainda piores.

Uma forma fácil de você contornar isso é oferecendo atenção ao seu paciente pelo celular. A tecnologia é, hoje, um facilitador de processos, e a área da saúde não fica de fora dessa. Com o celular, pesquisas, dados e todo tipo de informações estão ao seu alcance o tempo todo, facilitando um controle mais próximo dos progressos do paciente.

Controle de pacientes na prática

Um dos caminhos mais simples para conseguir dar atenção àqueles que estão seguindo uma dieta é abrir um canal no WhatsApp para o esclarecimento de dúvidas. Para que essa atenção não atrapalhe a sua produtividade e o resto das suas atividades do dia, separe um horário determinado para responder a todos os pacientes que entrarem em contato com você e informe-os sobre esse horário.

Outra ideia é fazer listas de distribuição pelo aplicativo e enviar dicas e receitas saudáveis para os seus pacientes. Eles vão adorar as possibilidades de variar o cardápio!

Você também pode recomendar o uso de outros aplicativos que vão ajudá-los a manter rotinas mais saudáveis. Um ótimo exemplo é o Beba Água, que emite um alarme lembrando a pessoa de se hidratar. Você ainda pode usar os registros fornecidos por esses apps para identificar padrões e corrigir falhas quando o paciente voltar ao consultório.

Vantagens de adotar a metodologia

Usar a tecnologia para ajudar no controle de pacientes traz uma série de vantagens para o profissional, que serão refletidas na fidelização do cliente. Veja os principais benefícios:

Aproximação com o paciente

Quando o paciente pode ter um contato praticamente diário com o nutricionista por meio do celular, ele se sente mais próximo do especialista. Isso tem como consequência uma melhora na relação e um aumento na confiança.

Melhor adesão à dieta

Seguir corretamente uma dieta não é uma tarefa fácil. Na esmagadora maioria das vezes, isso envolve restrições que demandam muita força de vontade. Ter o acompanhamento do especialista de perto para sanar dúvidas e ajudar nos momentos de maior dificuldade, sugerindo substituições para o cardápio e leves alterações na dieta, tem um impacto positivo na adesão e na disciplina do paciente.

Melhores resultados

Um paciente com mais orientação e mais motivação terá maiores chances de seguir corretamente o plano alimentar e obter resultados ainda melhores. Isso impacta na autoestima da pessoa, o que impulsiona vários outros cuidados complementares com a saúde, como a prática de atividades físicas.

Maior taxa de fidelização

Satisfeito com os resultados alcançados e acompanhado sempre por seu nutricionista de confiança, esse paciente tem grandes chances de tornar-se fiel ao seu trabalho e voltar ao seu consultório. Ele também pode indicar familiares e amigos para se consultarem com você.

Agora que você já entendeu porque é uma boa ideia fazer o controle de pacientes pelo celular, entre em contato conosco e descubra nossas soluções para facilitar ainda mais o seu dia a dia de trabalho!

Comentários estão fechados.